Sulco pigmentado normalmente é selamento biológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O sulco pigmentado é uma manchinha preta que encontra-se na sinuosidade da superfície oclusal

Nem toda mancha no dente significa cárie. Às vezes, esses pontos pretos são simplesmente resquícios de alimentos. Portanto, é necessário saber quando deve ser aplicado um procedimento restaurador, identificando a causa do sulco pigmentado.

Antigamente, os tratamentos eram equivocados, pois os dentistas costumavam pensar que os sulcos pigmentados eram consequência de lesões.

O sulco pigmentado é um selamento biológico. Ou seja, são minerais e corantes incorporados à estrutura do dente, que acontece na fase de remineralização dele.

Então, essa pigmentação do sulco, normalmente, não está atrelada à problemas. Mas a melhor forma de saber do que se trata é visitando seu dentista.

Diagnóstico da pigmentação

O diagnóstico da pigmentação do sulco é feito através de radiografias

Antes de tudo, o profissional analisará o histórico do paciente. Se seus dentes se mantiveram longe de lesões cariosas, provavelmente o diagnóstico será de selamento biológico.

Entretanto, se a cárie for recorrente em sua vida, pode ser que seja uma lesão ativa ou inativa dela.

Assim, depois da inspeção clínica, para que o dentista verifique de fato do que se trata, ele pedirá a realização de um raio X do local.

Se a coloração estiver alocada em um só dente, a mais adequada para a ocasião é a radiografia periapical.

Mas e se for cárie?

A pigmentação do sulco pode ser cárie

Caso seja cárie, o dentista terá de tratá-la. Uma cárie mal cuidada pode comprometer toda a estrutura do dente. Por isso, é indicado que o tratamento seja feito o mais rápido possível.

Trocando em miúdos, a cárie representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Afinal, elas perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e possuem coloração escura.

Dependendo da profundidade que alcançam, ocasionam em dor e desconforto nos dentes. Em situações mais extremas, resultam no abscesso dentário.

Além disso, é importante ressaltar que a cárie é uma das principais causas do edentulismo, que é a queda total ou parcial de dentes.

Tratamento da cárie

Confira o passo a passo de como é feito o tratamento da cárie:

  • Anestesia local (em situações mais brandas podem ser dispensáveis);
  • Remoção da cárie utilizando brocas dentárias e curetas;
  • Preparação da cavidade retentiva. Em seguida, é colocado elementos adesivos;
  • Colocação do material de obstrução;
  • Remoção de excessos do material;
  • Verificação da oclusão.

Removendo a pigmentação do sulco

Removendo o selamento biológico do dente

A pigmentação do sulco não traz riscos ao paciente, se não estiver relacionada com patologias. No entanto, pode ser que as pessoas queixem-se sobre o prejuízo da estética do dente.

Para retirá-las, o dentista irá realizar uma simples limpeza do dente, que corrigirá o problema. O processo denomina-se profilaxia dentária. É o mesmo usado para a remoção da placa bacteriana e do tártaro.

Ele é feito por meio do alisamento, raspagem e polimento do dente. Assim, o dentista higieniza toda a área, retirando as manchas dos sulcos oclusais.

Em resumo, é preciso se atentar. O sulco pigmentado pode ou não ser patológico. Se for, possivelmente será uma cárie. Do contrário, trataremos de um selamento biológico. Por isso, é fundamental consultar o dentista.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.