Smear layer: o que é, quais seus riscos e técnicas que envolve?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Estudada por muitos profissionais da área, possui características curiosas envolvendo o canal radicular

Todos os processos na odontologia que envolvem a endodontia são importantes. A smear layer faz parte de um deles, sendo uma etapa essencial de eliminação de microrganismos.

Dessa forma, certas técnicas de laboratório são utilizadas com objetivo principal de avaliar se a preparação químico-mecânica é eficiente para os canais radiculares. A smear layer envolve uma delas.

Smear Layer é uma camada que envolve basicamente restos de partículas micro cristalinas e orgânicas.

Assim, principalmente após a instrumentação do canal radicular, essa camada se encontra espalhada por todas as partes desse mesmo canal radicular.

Características da Smear Layer

Uma das principais particularidades da smear layer é que ela pode também ser designada por quatro componentes. Desse modo, são eles:

  1. Magma endodôntico;
  2. Lama dentinária;
  3. Barro dentinário;
  4. Camada residual;

A formação da smear layer na endodontia, durante o tratamento, depende de diversos fatores.

São eles: anatomia do canal radicular, os tipos de instrumentos utilizados no tratamento, o estado da polpa, a presença de contaminação microbiana e os produtos químicos que facilitam então o debridamento.

A quantidade dessa camada que se encontra nas paredes dentinárias do canal radicular apresenta aproximadamente de 1 a 2 cm de espessura.

Além disso, pode entrar até 40 cm para o interior dos túbulos dentinários.

Ela é ainda uma camada que é formada por um material considerado lamacento. Sua estrutura não costuma ser homogênea e ele é difícil de se aderir à parede do canal radicular.

Esse canal que está presente nele, é então composto basicamente de:

  • Partículas orgânicas;
  • Partículas inorgânicas;
  • Proteínas coaguladas;
  • Tecido pulpar;
  • Saliva;
  • Células sanguíneas;
  • Bactérias e fungos.

Sua parede é constituída por uma camada fina de 1 a 5 cm.É amorfa, não estruturada, granular, friável, e apresenta pouca aderência à superfície do canal radicular.

Vantagens da Smear Layer

As principais vantagens dessa camada envolvem diferentes casos. São elas:

  • Redução da permeabilidade a fluídos bucais e produtos tóxicos, como toxinas bacterianas e ácidos presentes em certos materiais;
  • Redução da difusão (movimento dos fluídos dentinários em direção à polpa);
  • Prevenção da penetração bacteriana nos túbulos dentinários.

Desvantagens da Smear Layer

Por mais que muitos dos profissionais que atuam com uso da smear layer saibam que ela é uma boa fonte de proteção, principalmente contra a entrada de bactérias, muitos acreditam que ela:

  • É permeável a produtos bacterianos;
  • Pode resultar em resposta inflamatória pulpar;
  • Remanescentes bacterianos nesta camada podem sobreviver e se multiplicar.
  • Interfere com a adesão de alguns materiais odontológicos com a dentina;
  • Pode servir como depósito de bactérias ou de seus produtos.
  • Pode permanecer quando o clínico pretende usar materiais restauradores convencionais não adesivos sujeitos à infiltração marginal.

Porém, nem todos casos isso acontece. Portanto, essas desvantagens irão depender de diferentes tipos de características. Cabe ao profissional analisar.

Técnicas de Remoção

Por mais que existam vantagens e desvantagens bem características e influentes, a maioria dos profissionais que trabalham com ela concordam em uma questão.

Quanto a sua remoção, esta deve ser totalmente removida e, esse procedimento deverá ocorrer ainda antes que seja realizada a obturação dos canais.

Dessa forma, é por esse motivo então que existem variadas técnicas e soluções químicas em todas suas áreas que envolvem seus métodos de remoção.

Por ser de uma natureza que possui muitos compostos orgânicos e inorgânicos, em alguns casos podem surgir depósitos de smear layer nos túbulos dentinários. É importante atentar-se a isso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.