Diferenças da obturação dentária e da restauração

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A obturação e a restauração atuam na reconstrução dentária, mas com técnicas distintas

Restauração? Obturação? O que é o quê? Ambas agem na reconstrução dos dentes, mas de maneiras diferentes. Antes de saber a diferença, precisamos entender o que significa cada uma delas.

A restauração dentária, como o próprio nome diz, funciona como um reparo. Como quando comemos algum alimento mais consistente e acabamos trincando ou até mesmo quebrando o dente. Diferente da obturação, a restauração dura mais.

A obturação é o procedimento que, com propósito terapêutico, consiste no fechamento de um orifício. Ou seja, quando acontece alguma lesão profunda, formando uma cavidade, é preciso fechá-la. Para isso, dá-se o nome de obturação dentária.

Agora que já entendemos como atuam a obturação e a restauração dentária, vamos nos aprofundar no assunto e conhecer melhor para que servem, como é o tratamento e como ficam os dentes após cada um dos procedimentos.

Separamos em tópicos os dois assuntos para explorarmos com mais precisão.

Sobre a obturação

A obturação no dente é necessária quando existe a perda de tecidos duros, que tem como finalidade protegê-los a cada mastigada, amortecendo-os. Esses tecidos estão presentes desde a superfície dentária até os nervos, mais abaixo.

A perda pode ocorrer de diversas maneiras, como através da cárie, de desgaste e de fratura. A mais convencional, que ouvimos falar no dia a dia, é a cárie dental.

A cárie destrói a dentina e o esmalte, ocasionando primeiro aquela sensibilidade a bebidas geladas. Depois, começam as dores, que passam a ser gradativas conforme o dente começa a ser corroído. Quando o problema se estende até a polpa dentária, é preciso efetuar o tratamento de canal.

Após o dentista verificar que é necessária a realização de uma obturação, são tomadas as seguintes providências:

  • Anestesia local (mas em alguns casos pode ser dispensável);
  • Remoção da cárie utilizando brocas dentárias e às vezes, curetas;
  • Preparar uma cavidade retentiva. Na sequência, é efetuado procedimentos adesivos;
  • Colocação do material de obturação;
  • Remoção de excessos do material e verificação da oclusão.

Para selar a cavidade, os dois produtos mais usados são o amálgama de prata e a resina. O mais agradável é a resina, porque possui uma coloração esbranquiçada e não fica aparente. O amálgama, por ser prateado, destaca-se nitidamente.

Sobre a restauração dentária

Utilizamos a expressão restauração quando o tratamento remete à estética, que foi comprometida por alguma ação, muitas vezes por traumas. Sua função é devolver a forma, a função e a aparência original do dente.

A restauração age na coroa dentária, que é a parte mais visível. Como está exposta à mastigação, pode acontecer de quebrar dependendo do alimento que está sendo ingerido. Em grau mais leve, podem ocorrer fissuras também.

O passo a passo da reconstrução é muito parecido com a obturação. No entanto, a restauração é feita somente com resina, ficando praticamente imperceptível, e o dente parece manter seu formato inicial.

Numa analogia, é como se levássemos nosso carro batido à funilaria para que consertem, deixando-o com aparência de novo mais uma vez.

Há também casos que é essencial o uso da obturação e também da restauração, mas para saber qual deverá ser utilizada, consulte um dentista.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.