Síndrome de Tourette altera características orofaciais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação da Síndrome de Tourette com a área da odontologia

Movimentos musculares involuntários, sons involuntários, comportamento compulsivo e tosse. Esses são alguns dos sintomas da Síndrome de Tourette.

Também chamada de doença de Gilles de la Tourette, a síndrome pode afetar, até mesmo, características orofaciais. Mas afinal, o que é a síndrome de Tourette?

Síndrome de Tourette é o distúrbio neuropsiquiátrico que causa contrações e tiques involuntários. Além dos movimentos indesejados, o paciente também manifesta sons involuntários.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a síndrome de Tourette na odontologia.

Principais Sintomas do Distúrbio

Os principais sintomas manifestados pelos pacientes com o transtorno de tique são:

  • Movimentos musculares involuntários;
  • Sons involuntários;
  • Piscar os olho de forma repetitiva;
  • Comportamento compulsivo; e
  • Tosse.

Como é Realizado o Diagnóstico?

O diagnóstico da síndrome é realizado a partir do exame clínico, que se divide em anamnese e exame físico. Assim, o profissional analisa o histórico médico do paciente.

Além disso, procura entender sobre a sintomatologia demonstrada pelo indivíduo. Alguns dos critérios que o profissional avalia são:

  • Tiques musculares;
  • Tiques vocais;
  • Período dos tiques; e
  • Sintomas aparecem antes dos 18 anos de idade.

Melhores Tratamento da Síndrome de Tourette

O planejamento do tratamento é feita por uma equipe interdisciplinar de profissionais. Por isso, neurologistas, psiquiatras e pediatras fazem parte dessa equipe.

Mas é preciso lembrar que a síndrome não tem cura. Desse modo, o tratamento é realizado para o controle dos sintomas. Um dos métodos de tratamento é a realização de técnicas de relaxamento.

Com isso, os músculos ficam mais relaxados e com menos tendência a se contraírem.

Além disso, os profissionais podem sugerir a terapia comportamental cognitiva. Ainda, o uso de medicamentos antipsicóticos ajudam na redução da intensidade dos movimentos involuntários.

Lembre: é importante o protocolo medicamentoso. Assim, o profissional consegue controlar a dose e você tem uma orientação correta de como o tratamento com o remédio deve acontecer.

Relação da Síndrome de Tourette com a Odontologia

Como já vimos, a doença do tique é tratada por uma equipe interdisciplinar. Agora, você sabia que o cirurgião-dentista também faz parte desa equipe? Pois é, o papel do dentista é essencial para o tratamento.

Isso porque os tiques promovem as contrações musculares rítmicas que podem causar o desgaste da articulação temporomandibular (ATM). Esse distúrbio da ATM é chamado de DTM. Com essa disfunção temporomandibular, alguns movimentos são limitados.

Ou seja, como a ATM é responsável pela maxila inferior (mandíbula), todo esse movimento fica comprometido. Desse modo, os movimentos mastigatórios e fonéticos podem ser limitados.

Além disso, a síndrome pode causar o desgaste dentário. O desgaste dos dentes é uma forma de deterioração causado nos quadros da doença do tique por problemas na hora da oclusão.

Isso justamente por causa das contrações musculares. Nos dois quadros clínicos, o profissional pode indicar o uso de relaxante muscular, aspirina, anti-inflamatório e analgésicos.

Além disso, para evitar consequências mais graves decorrentes da síndrome de Tourette, cuide saúde bucal com cuidados simples e busque por um profissional de confiança.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.