Odontologia miofuncional corrige disfunções orofaciais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira a importância da odontologia miofuncional para a saúde bucal

Um grande perigo no nosso crescimento é o desenvolvimento facial incorreto e as más oclusões. E o dentistas especializado em odontologia miofuncional tem um papel importante nesses casos.

A odontologia miofuncional utiliza aparelhos intra bucais com o máximo de conforto e segurança para o paciente. Além disso, os avanços tecnológicos ajudaram a trazer tratamentos mais completos.

A odontologia miofuncional é uma especialidade que se dedica à reabilitar disfunções orofaciais.

Os profissionais mais indicados para corrigir os hábitos miofuncionais, que levam às disfunções orofaciais, são: ortodontistas, odontopediatras, ortopedista facial e ortopedista funcional dos maxilares.

Odontologia miofuncional e disfunções orofaciais

Como vimos, essa especialidade traz tratamentos, como a terapia  miofuncional, para corrigir hábitos miofuncionais. Entre eles estão:

  • Respiração bucal; e
  • Postura incorreta da língua;

Assim, a partir da reeducação da musculatura e da ortodontia miofuncional, os tratamentos conseguem direcionar o crescimento correto da composição do complexo crânico-cérvico-mandibular.

Além disso, ajudam no nivelamento e também no alinhamento dos dentes.

Assim, pacientes de todas as idades podem notar a diminuição dos efeitos das disfunções orofaciais. Entre elas estão:

  • Bruxismo: é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite;
  • Ronco: é um ruído causado pela obstrução das vias respiratórias. Ela dificulta a passagem de ar e promove vibrações que originam o ronco enquanto dormimos.
  • Apneia: é um distúrbio do sono grave. Ele faz a pessoa parar de respirar, durante alguns segundos, em diversos períodos à noite. A apneia do sono, como também é chamada, é dividida em: apneia obstrutiva do sono e apneia do sono central;
  • Alterações na articulação temporomandibular: alteração em toda a movimentação do maxilar inferior. Pode ser considerada um distúrbio temporomandibular; e
  • Deglutição atípica: é uma alteração na movimentação da língua e de outros músculos da boca enquanto realizam o ato de engolir alimentos.

Formação acadêmica

Caso você tenha se interessado pela área, que tal se tornar um profissional especializado?

Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.

No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.

Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.

Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diplomas, você pode atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.

Mas, e a odontologia miofuncional? É preciso que você faça cursos para ter uma especialização na área. Uma pós-graduação é ideal.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.