Síndrome do queixo dormente pode ter diversas causas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A anomalia pode estar relacionada com a presença de lesões cancerígenas

Você sabe o que é a síndrome do queixo dormente? Trata-se de uma anomalia relativamente rara, mas que vem ganhando relevância por estar diretamente associada ao comprometimento ósseo metastático.

Assim, cada vez mais os especialistas buscam aprofundar os seus conhecimentos sobre a síndrome do queixo dormente. Mas, afinal, como podemos definir essa doença?

Síndrome do queixo dormente é uma neuropatia sensorial caracterizada pela dormência no queixo e no lábio inferior do paciente. O interessante é que a lesão geralmente se apresenta de forma unilateral, não afetando grande extensão do rosto da pessoa afetada.

Quais São as Causas Para Síndrome do Queixo Dormente?

A dor orofacial, também conhecida como SQD ou Numb Chin Syndrome, geralmente é desencadeada por um trauma, compressão ou infiltração dos nervos da região afetada.

Nosso corpo é composto por uma teia bastante complexa de nervos. Assim, qualquer dano neles pode ocasionar o formigamento de seu queixo.

Além disso, a lesão pode evoluir para um caso mais sério, chamado de síndrome do queixo entorpecido, onde o paciente não apresenta apenas uma dormência na boca como perde a sensibilidade completa da região.

Esse caso é ainda mais perigoso, uma vez que está frequentemente associado a certos tipos de câncer e tumores. Assim, muitos especialistas também apontam lesões cancerígenas como causas para o formigamento facial.

Além disso, a anomalia pode estar relacionada a procedimentos odontológicos mal efetuados e, inclusive, a um possível abscesso gengival na boca do paciente.

Fique Atento e Observe os Sinais!

Como o problema geralmente está relacionado com outras doenças, é fundamental que o paciente com SQD tenha atenção redobrada com as outras partes de seu organismo.

Isso porque a anomalia pode ser sinal de uma outra infecção ou condição médica em outra parte do corpo, que necessite de tratamento precoce. Assim, é importante observar:

  • Mudanças na forma ou no tamanho do seu seio ou mamilo;
  • Um caroço novo ou crescente em seu seio;
  • Mudanças na textura da pele em seu seio;
  • Uma mancha nova, em mudança ou descolorida na sua pele;
  • Um caroço novo ou crescente em qualquer lugar ou sob sua pele;
  • Rouquidão ou tosse que não vai embora;
  • Problemas com evacuações (incluindo sangue nas fezes);
  • Perda de peso inexplicável ou ganho de peso;
  • Micção dolorosa ou difícil;
  • Dor abdominal;
  • Suores noturnos inexplicáveis;
  • Dificuldade em comer;
  • Sangramento ou corrimento anormal;
  • Fraqueza extrema ou cansaço;
  • Febre e suores noturnos.

Diagnóstico e Tratamento da Síndrome do Queixo Dormente

Como observamos, a doença pode estar relacionada com uma diversidade enorme de anomalias. Logo, a única maneira de saber o diagnóstico correto é com a ajuda de um profissional da saúde.

O ideal é realizar um exame o quanto antes para avaliar a gravidade da lesão e já descartar uma possível chance de câncer.

Geralmente, o tratamento envolve consultas com um neurocirurgião ou neurologista, visando tratar os nervos lesionados.

Entretanto, quando o incômodo é causado por alguma lesão cancerígena a história é outra. Assim, o paciente com síndrome do queixo dormente deve ser encaminhado a um profissional especializado na área.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.