Ossos do crânio estão relacionados com a mastigação

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

No total temos 22 ossos craniais, que dividem-se em 14 no esqueleto da face e 8 no neurocrânio

Conhecer a estrutura anatômica da nossa face é essencial. Por exemplo, você já parou para pensar na importância de estudar os ossos do crânio?

Seja na área médica ou na odontológica, conhecer sobre os ossos do crânio é fundamental para planejar tratamentos e procedimentos.

Os ossos do crânio são estruturas calcificadas que envolvem o cérebro, os órgãos da visão, do olfato, da audição e ainda parte dos os sistemas respiratório e digestivo. E o conjunto deles forma a cabeça.

Quais são os Ossos do Crânio?

Primeiramente, devemos saber que no total temos 22 ossos da cabeça, onde 14 estão localizados no esqueleto da face e 8 estão situados no neurocrânio.

Assim, os 14 ossos do esqueleto da face são:

  • Mandíbula (1);
  • Vômer (1);
  • Lacrimal (2);
  • Maxilar (2);
  • Nasal (2);
  • Palatino (2);
  • Zigomático (2);
  • Concha nasal inferior (2).

E os 8 do neurocrânio:

  • Etmóide (1);
  • Frontal (1);
  • Esfenóide (1);
  • Occipital (1);
  • Temporal (2);
  • Parietal (2).

É preciso lembrar que alguns estudiosos incluem 6 ossículos de cada orelha na contagem dos ossos do crânio e da face. Então, a contagem subiria para 28 ossos. Esses ossos são:

  • Estribo (2);
  • Martelo (2);
  • Bigorna (2).

Importância do estudo dos Ossos do Crânio

A importância de conhecer os ossos do crânio na odontologia é tão grande que existe na faculdade a matéria de Anatomia Humana na grande curricular.

Essa disciplina estuda as estruturas e a morfologia do corpo humano. No entanto, foca nos diversos sistemas e anatomias que estão associadas à cabeça e ao pescoço.

Os ossos cranianos têm como função a movimentação mastigatória, respiratória e até se relacionam com o nosso sistema sensorial.

Por isso, entender como funciona e quais são os ossos cranianos é tão importante, já que você compreende as articulações temporomandibulares, por exemplo, muito importante e complexas.

Além disso, você entende qual é a estrutura anatômica do paciente e, enfim, consegue planejar um tratamento odontológico adequado.

Se interessou pela área odontológica?

Se você ficou interessado no estudo dos ossos do crânio e gosta da área da saúde, que tal fazer a faculdade de odontologia? Dessa forma, você consegue pegar uma curiosidade pessoal e transformar em um prazer profissional também!

Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estudará as estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.

No ambiente universitário é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça o TCC (teste de conclusão de curso).

Se optar por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas fique atento às bolsas universitárias e aos programas de financiamento.

Quando você terminar o curso e estiver com seu diploma, poderá exercer a profissão.

Dentro da faculdade, você aprende tudo sobre os ossos do crânio. Assim, você consegue estudar bastante e se torna um profissional capacitado e preparado para os procedimentos odontológicos.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.