Síndrome de Plummer-Vinson dificulta deglutição de pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A síndrome costuma ser decorrente de uma deficiência crônica de ferro no sangue dos pacientes

Aqui na Simpatio, nós procuramos trazer informações sobre as mais diversas síndromes que afetam, direta ou indiretamente a boca. Neste artigo, vamos tratar da Síndrome de Plummer-Vinson.

Essa síndrome é importante para a odontologia, já que afeta a deglutição dos pacientes. Para entendermos melhor essa doença, trazemos uma definição para a Síndrome de Plummer-Vinson:

Síndrome de Plummer-Vinson é uma condição caracterizada pela tríade: disfagia intermitente (dificuldade de deglutir), ferropenia (anemia) e membrana esofágica (crescimento de um tecido que bloqueia, total ou parcialmente, o esôfago). Ela também é conhecida como síndrome de Paterson-Brown-Kelly ou disfagia sideropênica.

Características da Síndrome de Plummer-Vinson

São poucos os dados científicos sobre a doença de Plummer. Apesar de ser rara, seu reconhecimento é importante, pois identifica um fator de risco para câncer de trato gastrointestinal alto.

A causa em si da síndrome de Paterson-Brown-Kelly ainda não foi elucidada. Ela costuma ser associada a fatores genéticos e à falta de nutrientes no organismo.

A deficiência crônica de ferro é uma característica recorrente em alguns pacientes e apontada como possível causa.

Sintomas de Plummer-Vinson

As manifestações da Síndrome de Plummer-Vinson na odontologia são diretas, já que afetam o ato de deglutição. Além disso, outros dos principais sintomas também afetam áreas da boca ou o bem-estar geral.

São eles:

Muitas mulheres que acabaram de passar pela menopausa demonstram um ou mais sintomas dessa síndrome. O motivo é a deficiência crônica de ferro no sangue dessas pacientes.

Tratamento da Síndrome de Plummer-Vinson

O tratamento para a doença de Plummer-Vinson tem como maior objetivo normalizar o nível de ferro no sangue, incorporando suplementos do nutriente na dieta do paciente. Essa medida já auxilia no alívio da dor.

Além de resolver a questão da anemia, o tratamento com suplementos de ferro alivia a glossodinia e reduz os sintomas esofagianos. Por isso, o paciente sente melhora crescente.

Porém, se os sintomas persistirem e a membrana fibrosa que se forma no esôfago não desaparecer após a correção nutricional, é preciso intervir.

No caso, o esôfago pode passar por uma dilatação com o procedimento de endoscopia digestiva alta, a fim de possibilitar a passagem dos alimentos.

Síndrome de Plummer-Vinson na Odontologia

A síndrome de Plummer-Vinson está diretamente ligada à disfagia (dificuldade de deglutir), ou seja, à saúde bucal do paciente.

Assim, cabe ao dentista fazer parte da equipe de profissionais que fará o tratamento desse paciente. É ele quem vai garantir que a doença não tenha reflexos na saúde bucal e que também criará caminhos para facilitar a deglutição.

Gostou de saber mais sobre a Síndrome de Plummer-Vinson? Não deixe de procurar ajuda médica caso sinta qualquer um dos sintomas!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.