Síndrome de Parry-Romberg é tratada por cirurgião bucomaxilo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Síndrome de causas desconhecidas provoca perda do tecido gorduroso em uma parte do rosto

Algumas patologias podem se desenvolver de maneira inesperada. Mesmo com ocorrência rara, não é impossível que doenças como a síndrome de Parry-Romberg afetem as pessoas e provoquem uma série de incômodos que atrapalhem a sua qualidade de vida.

Deformações no rosto, como as causada pela síndrome de Parry-Romberg, podem dificultar a realização das atividades comuns à cavidade oral. Algumas delas são a mastigação, a deglutição e até mesmo a fala.

A síndrome de Parry-Romberg é uma doença rara que provoca a degeneração da face. Ela recebe esse nome por ter sido descrita pela primeira vez pelo médico inglês Caleb Hillier Parry, em 1825.

Causas da síndrome de Parry-Romberg

Ainda não se sabe ao certo a causa da síndrome de Romberg.

Contudo, acredita-se que essa é uma das anomalias raras de desenvolvimento provocadas por um mecanismo autoimune.

Características da Síndrome de Parry-Romberg

A principal característica dessa síndrome é a deformação e degradação lenta do rosto. Isso porque as gorduras a baixo dos tecidos da pele começa a se retrair.

Em geral, a doença afeta apenas um dos dois lados do rosto. Por isso, também recebe o nome de atrofia hemifacial progressiva.

Essa doença pode se manifestar em pessoas de qualquer idade. Contudo, ela é mais comum em mulheres que estejam entre a primeira e a segunda década de vida.

Além das alterações faciais, é comum que a disfunção provoque problemas neurológicos e orais.

Quando falamos da região oral, é comum que a síndrome de Romberg afete os maxilares e os lábios.

Dessa maneira, um problema que pode servir de exemplo é o possível desenvolvimento de uma alteração na mordida, sendo que casos de mordida cruzada podem ocorrer.

Ainda, são comprometidas as funções naturais da boca.

Tratamentos da Síndrome de Parry-Romberg

Essa síndrome não conta com cura. Porém, alguns métodos podem auxiliar na recuperação estética e no controle do avanço do problema.

É indicado o uso de medicações imunossupressoras, como como ciclofosfamida, metotrexato, corticosteróides e azatioprina

Além disso, pode ser realizada uma cirurgia de enxerto dérmico, gorduroso ou ósseo na face.

Esse procedimento visa preencher o espaço esvaziado pela ação da doença e devolver ao paciente a sua estética anterior ao desenvolvimento da síndrome.

A cirurgia é realizada por um profissional especializado na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço.

Em geral, essas patologias envolvem traumatismos e deformidades da região da face, do maxilar, da mandíbula, e do trágus a pirâmide nasal.

Além disso, a especialidade pode lidar com as sequelas de doenças como um câncer que tenha afetado alguma área da face ou da cavidade oral.

Outra opção de tratamento cirúrgico é o que conta com injeções de silicone ou até mesmo próteses feitas em acrílico.

É importante ressaltar que o tratamento de um caso de síndrome de Parry-Romberg requer o apoio de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais especializados na área de odontologia, psicologia e fonoaudiologia.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.