Serviço público odontológico cuida da saúde bucal dos brasileiros

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como a modalidade é realizada em território brasileiro

Apesar de serem fundamentais para nossa saúde bucal, diversos tratamentos odontológicos deixam de ser realizados pela condição financeira do paciente. Por isso, existe o serviço público odontológico.

Muitas vezes o indivíduo apresenta uma grave problema e não possui verba suficiente para realizar um tratamento adequado. Com isso, o serviço público surge como uma alternativa, impedindo que a anomalia se agrave.

O serviço público garante atendimento odontológico gratuito aos pacientes necessitados. Assim, pessoas que não tem condição financeira de pagar pelos tratamentos cuidar de sua saúde bucal e manter um sorriso bonito.

Como funciona o serviço público no Brasil?

O serviço público odontológico no Brasil funciona com base em diversos projetos. Dentre eles, podemos citar a Estratégia Saúde em Família, um programa que revoluciona a maneira como se realiza a saúde pública no país.

Nele, a preocupação não é apenas no tratamento de doenças, mas sim na elaboração e aplicação das mais diversas medidas preventivas para evitá-los.

O atendimento é efetuado nos postos de saúde de cada bairro, sendo conhecido por apresentar uma abordagem e atendimento mais humanizado com o paciente.

Entretanto, o serviço necessita de maior investimento e capacitação profissional, uma vez que não está presente em todos os postos de saúde brasileiros.

Para conseguir uma consulta é necessário comparecer presencialmente ao posto de saúde mais próximo de sua residência.

Lá, você deverá perguntar se o posto faz parte do programa e, caso a resposta seja sim, marcar uma consulta. Porém, caso o local não participe, não deixe de perguntar se eles oferecem outros tipos de serviço odontológico.

Além disso, o serviço público de saúde oferece o programa Brasil Sorridente. Nele, são garantidos tratamentos que previnem e recuperam a saúde bucal dos brasileiros, além de medidas que visam promover a saúde bucal.

Por fim e não menos importante, é possível citar a Atenção Especializada. O projeto possui uma série de vertentes, tais como:

Centros de Especialidades Odontológicas (CEO)

Centro de Especialidades Odontológicas são estabelecimentos de saúde que participam do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

Elas são classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os CEO estão preparados para oferecer a população, no mínimo, os seguintes serviços:

  • Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;
  • Periodontia especializada;
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
  • Endodontia;
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Laboratório Regional de Prótese Dentária

O Laboratório Regional de Prótese Dentária é um estabelecimento que realiza o serviço de confecção de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível, prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.

Ele foi criado com base na necessidade de obtenção de materiais para a realização de tratamentos odontológicos no serviço público.

Assistência Hospitalar no Serviço Público

Essa vertente do programa possibilita a maior atuação dos cirurgiões-dentistas em hospitais da rede pública, sendo uma enorme conquista para a saúde coletiva brasileira.

Assim, esse tipo de serviço público odontológico fornece a perspectiva de internação do paciente quando for necessário. Além de também, atuar na prevenção de doenças.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!