Laboratório de prótese dentária: conheça seus serviços

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como encontrar equipamentos e quais serviços o laboratório de próteses pode oferecer

Usar próteses dentárias como forma de restabelecer o sorriso é algo comum na odontologia. Os dentistas que indicam esse tratamento podem confeccioná-las ou recorrer ao laboratório de prótese dentária.

Esses locais especializados estão crescendo no mercado. Afinal, investir no seu próprio laboratório de prótese dentária não é simples, então terceirizar o serviço barateia os custos para o profissional e garante a qualidade.

O laboratório de prótese dentária é o local onde se confeccionam as próteses dentárias de diferentes tipos. Seus principais funcionários são os protéticos, profissionais especializados na produção da prótese dental.

Geralmente, eles atuam junto com o dentista com o objetivo de promover a reabilitação bucal do paciente. Isso inclui as suas funções estéticas, fonéticas e da mastigação.

Com o avanço das tecnologias, se tornou necessário a atuação de um profissional especializado. Desse modo, para se tornar técnico é preciso realizar formações na área, e ainda ter registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Serviços do Laboratório de Prótese Dentária

Os laboratórios de próteses produzem dentaduras, trabalham com pontes móveis e fixas e também podem preparar pivôs e outros objetos usados por dentistas feitos de cera e gesso.

O uso desses tipos de materiais exige habilidades manuais específicas de quem trabalha no laboratório. Por isso, é extremamente importante que os cursos de formação abordem esses assuntos.

A necessidade de colocação de dentaduras ou próteses pode ter diferentes causas. Sendo elas por conta da idade ou traumas dentários.

Independente da razão, o local especializado precisa se comprometer em entregar um produto de qualidade, e de preferência personalizado. Por esse motivo, o contato entre dentista e protético é muito importante.

Equipamentos para montar um Laboratório De Prótese Dentária

Assim como qualquer outro negócio, montar um laboratório de prótese dentária pode ser bastante desafiador. O ideal é que o responsável tenha algum vínculo com a odontologia ou a área de produção de próteses.

A lista de equipamentos é extensa. Isso porque, todos os produtos fornecidos são feitos em diferentes máquinas. O investimento em equipamentos de qualidade é essencial para o sucesso do negócio.

A dica é pesquisar bastante entre os fornecedores e buscar o melhor custo-benefício. As próteses não costumam ser baratas, portanto vale a pena investir para que o seu produto alcance o nível máximo de qualidade.

Pesquisar na internet pode ser um caminho interessante!

É possível encontrar os preços, marcas e variações de diversos materiais e equipamentos como lupa de pala, mini recortador de gesso, motor de polimento, eliminador de bolhas para ortodontia.

Funcionários do Laboratório de Próteses

Contratar profissionais nem sempre é uma tarefa simples, mas aqui vamos apresentar algumas características importantes de funcionários do laboratório de próteses.

Para começar, os responsáveis por produzir as próteses dentárias precisam ter formação adequada e título de protético. Trabalhar sem diploma ou certificação pode acarretar em multas para o estabelecimento.

Desse modo, investir em mão de obra altamente qualificada e com experiência na área, pode colocar o negócio à frente da concorrência. É sempre importante lembrar desse detalhe em qualquer empreendimento.

Além dos técnicos em próteses, também é necessário contratar auxiliares para carregar objetos, manipular instrumentos e ainda realizar a limpeza do local.

Também é importante investir em um setor administrativo, que será responsável pelo contato entre clínicas, dentistas e o laboratório, e ficará responsável pela logística.

Outro ponto interessante é pensar em contratar funcionários responsáveis pelo transporte dos produtos. Afinal, as próteses precisam ser transportadas e entregues aos dentistas de maneira adequada.

Esses são apenas alguns pontos importantes que devem ser analisados antes de montar um laboratório de prótese dentária. Consulte especialistas e não se esqueça de analisar todos os detalhes!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.