Infecção generalizada pode começar na boca
Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), a sepse é uma das principais causas de morte hospitalar no Brasil, ficando acima do infarto do miocárdio e do câncer.
Você sabia que a sepse pode estar diretamente relacionada com a saúde bucal?
Sepse é uma série de manifestações que afetam todo o organismo. Essa complicação é advinda de uma infecção. As manifestações são responsáveis por diversos efeitos negativos e, em casos mais graves, podem ser fatais.
A sepse também pode receber o nome de septicemia ou infecção generalizada.
Causas da Sepse
A infecção generalizada é causada pelo avanço de microrganismos, como fungos, bactérias ou vírus que não puderam ser contidos pelo sistema imunológico e conseguiram acesso aos vasos sanguíneos.
Em geral, a sua gravidade varia de caso para caso, uma vez que cada corpo conta com capacidade aumentada ou diminuída de reação à agentes invasores.
O processo inflamatório pode afetar todo o corpo, prejudicando o funcionamento de diversos órgãos do paciente.
Isso porque a inflamação funciona como uma resposta do organismo na tentativa de eliminar o agente infeccioso.
O principal risco relacionado a esse problema é a ocorrência de um choque séptico, que consiste na falência de órgãos e diminuição da pressão arterial.
Qual a Relação Entre Sepse e Odontologia?
O que muita gente não sabe é que sepse e odontologia podem estar intimamente relacionados.
Isso porque algumas infecções que nascem na boca podem se desenvolver e se espalhar para outras partes do corpo.
Alguns exemplos de possíveis causas de septicemia na odontologia, estão:
Abscessos na Região da Boca
Os diversos abscessos que podem afetar a região da boca, sejam abscessos gengivais, abscessos periodontais ou abscessos periapicais têm como causa infecções de origens bacterianas.
Desse modo, se não forem tratados da forma adequada, o problema pode evoluir e gerar proliferação e efeitos pelo corpo.
Contaminação por Equipamentos
Os equipamentos de um consultório odontológico devem estar sempre muito bem higienizados.
Isso porque eles entram em contato direto com a boca e, caso estejam contaminados, podem levar bactérias e vírus para o organismo da pessoa.
Cirurgias e Procedimentos
Raspagens dentárias, cirurgias gengivais ou uma frenectomia podem parecer cirurgias simples.
Contudo, esses procedimentos possibilitam a comunicação entre o meio interno e o meio externo. Por isso, podem representar riscos para a entrada de microrganismos nocivos pela cavidade oral.
Além disso, alguns procedimentos estéticos, como colocar piercing na língua ou nos lábios também podem provocar ameaças.
Tratamento da Sepse
Inicialmente, o tratamento para a infecção generalizada está relacionado ao uso de antibióticos.
Esses medicamentos visam eliminar as bactérias presentes no organismo e impedir a continuação do processo inflamatório.
Contudo, as formas de tratar a doença, que pode ser responsável por consequências graves como insuficiência respiratória ou renal, depende dos órgãos que forem afetados.
Evitando a Sepse Relacionada à Saúde Bucal
Uma boa maneira de impedir a relação entre sepse e odontologia é praticar uma boa rotina de higiene bucal. Dessa forma, o acúmulo de bactérias e microrganismos nocivos na cavidade oral também é evitado.
Ainda, é importante que o cirurgião-dentista faça uma avaliação rigorosa da saúde geral do paciente antes da realização de qualquer procedimento cirúrgico.
Outros Dados Sobre Sepse
Ainda segundo o ILAS, a complicação já representa 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. Além disso, a sepse conta com uma alta taxa de mortalidade no país, beirando os 65%.