Sensodyne: história da marca e principais produtos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Muito conhecida e bem posicionada na indústria da odontologia, é uma marca relativamente nova

Você provavelmente já ouvir falar da marca Sensodyne, não é mesmo? Principalmente se é uma pessoa que sofre com a sensibilidade nos dentes.

Seja em um comercial de televisão, ou pelos corredores do supermercado, você já deve ter esbarrado com uma Sensodyne. E não é  à toa – o sucesso da marca é incontestável.

Criada no fim da década dos anos de 1950, a Sensodyne surgiu no mercado dos Estados Unidos a partir de uma empresa farmacêutica especializada em produtos para higiene e saúde bucal.

Com um crescimento rápido e de muito sucesso, a marca é conhecida mundialmente.

A História da Sensodyne

Foi no ano de 1950, quando a Block Drug Company, uma pequena empresa farmacêutica, começou a pesquisar mais sobre indústria para os dentes sensíveis.

Porém, foi somente em 1961 que lançaram no mercado americano a conhecida como Sensodyne Original.  Essa foi então a primeira pasta de dente totalmente desenvolvida para aliviar dores e problema de sensibilidade.

Com a aprovação e recomendações dos profissionais da área e cirurgiões-dentistas, a marca deslanchou e se fixou, portanto, como líder de mercado durante os próximos anos.

Foi aí então que o segundo grande lançamento foi desenvolvido. Já no ano de 1986, foi lançada a Sensodyne F, o primeiro creme dental confeccionado para dentes sensíveis que teria flúor em sua composição.

Alguns dos dados importantes sobre a empresa:

  • Origem: Estados Unidos
  • Lançamento: 1961
  • Criador: Black Drug Company
  • Sede mundial: Brentford, Inglaterra
  • Proprietário da marca: GlaxoSmithKline plc
  • Capital aberto: Não
  • Chairman: Sir Chris Gent
  • CEO: Andrew Witty
  • Faturamento: US$ 680 milhões (estimado)
  • Lucro: Não divulgado
  • Presença global: + 100 países
  •  Presença no Brasil: Sim
  • Segmento: Higiene bucal
  • Principais produtos: Pastas de dente, antissépticos bucal, escovas e fios dental
  • Concorrentes diretos: Colgate, Crest, Aquafresh, Pepsodent e Oral B
  • Slogan: Recommended by dentists for sensitive teeth.

Linha do Tempo da Marca Sensodyne

Mesmo após apresentar os detalhes sobre a história da marca, para ficar mais dinâmico e simples, separamos os principais eventos em formato de linha do tempo. Desse modo, continue lendo para conferir!

No ano de 1961 nascia a Sensodyne Original, o primeiro creme dental dessensibilizante com cloreto de estrôncio. Lançado na época nos EUA e no Reino Unido.

O componente é usado no cuidado de dentes sensíveis e bloqueia os túbulos dentinários, aliviando assim os sintomas de sensibilidade.

Em 1980, foi quando surgiu o lançamento de Sensodyne, o primeiro creme dental para dentes sensíveis com nitrato de potássio.

Seu objetivo aqui era, principalmente, ajudar a acalmar os nervos dentro do dente, proporcionando assim um alívio comprovado da dor quando usado no mínimo duas vezes ao dia.

Em 2006, surgiram duas versões de um só produto:

Densodyne Pro-Esmalte, um creme dental dessensibilizante cuja fórmula é desenvolvida com flúor. E Sensodyne Pro-Esmalte, que ajuda a proteger o esmalte dentário contra os efeitos do desgaste ácido.

Pulando para o ano de 2014, surge a famosa linha Sensodyne Repair & Protect, com 5% de NovaMin e flúor. Este foi o creme dental que viria portanto com o principal objetivo de ajudar a reparar as áreas mais sensíveis dos dentes.

No ano de 2015 foi lançado o creme dental para dentes sensíveis chamado e conhecido até hoje como Sensodyne True White.

Este contém substâncias como o tripolifosfato de sódio, responsável assim por remover as manchas de uma maneira consideravelmente mais suave.

Além disso, ele é ainda dez vezes menos abrasivo do que certas pastas de dente que prometem efeitos branqueadores. Desse modo, é capaz de evitar que ocorra o desgaste ácido dos dentes.

Todos os Produtos Sensodyne

Como já citamos anteriormente, ao longo do tempo e de sua história, diversos produtos dessa marca de creme dental foram surgindo.

Ainda assim, todos os que possuírem qualquer quantidade de flúor em sua composição, auxiliam nas seguintes causas e tratamentos:

  • Alívio da sensibilidade nos dentes
  • Proteção duradoura contra a sensibilidade e dentes sensíveis
  • Proteção contra cáries
  • Sabor refrescante

Dessa forma, eles se dividem nas seguintes categorias de acordo com suas principais funções:

  1. Proteção diária
  2. Repair & Protect
  3. True White
  4. Rápido Alívio
  5. Branqueador Extra Fresh
  6. Pro-esmalte
  7. Escovas de dente
  8. Enxaguatório bucal
  9. Extra fresh

Evolução Visual de Sensodyne

Há alguns anos atrás, essa marca que tem como objetivo vencer e tratar de uma vez por todas a hipersensibilidade dentinária, deu uma cara totalmente nova ao seu logotipo.

Ganhando uma repaginação completa, apresentou então uma nova tipografia de letra e um novo símbolo para dar uma cara mais moderna à marca.

Diferentes Slogans que Teve

Foram cinco tipos diferentes de slogan que essa marca de creme dental teve. Assim, são eles:

  1. For sensitive teeth.
  2. Recommended by dentists for sensitive teeth.
  3. Sensodyne. Most recommended toothpaste for sensitive teeth.
  4. Sensodyne. Expert recommended to stop the pain.
  5. 9 entre 10 dentistas usam e recomendam Sensodyne. (Slogan brasileiro da marca)

Assim, todos eles sempre buscaram bater na tecla da sensibilidade dos dentes, seu principal foco e, indicarem o quão bem recomendados por cirurgiões-dentistas e posicionados no mercado eles estão.

A Marca Sensodyne no Mundo

Até os dias de hoje, ela é a líder mundial no segmento que envolve sensibilidade dentária e também a conhecida erosão ácida.

Além disso, ela conta com uma gama muito completa de produtos para higiene e saúde bucal que estão presentes em mais de cem países ao redor de todo o mundo.

Ela é a única marca que pode ser encontrada mais de oito vezes, sendo todas em versões com características únicas, particulares e diferentes.

Os maiores mercados mundiais em que a marca está presente são os Estados Unidos da América, a Europa e também o Japão – onde vendida e conhecida como a marca Shumitect.

Uma curiosidade sobre a Sensodyne é que, 90% das vendas globais da marca são todas provenientes da pasta de dente, o produto de maior sucesso deles.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!