Muito conhecida e bem posicionada na indústria da odontologia, é uma marca relativamente nova
Você provavelmente já ouvir falar da marca Sensodyne, não é mesmo? Principalmente se é uma pessoa que sofre com a sensibilidade nos dentes.
Seja em um comercial de televisão, ou pelos corredores do supermercado, você já deve ter esbarrado com uma Sensodyne. E não é à toa – o sucesso da marca é incontestável.
Criada no fim da década dos anos de 1950, a Sensodyne surgiu no mercado dos Estados Unidos a partir de uma empresa farmacêutica especializada em produtos para higiene e saúde bucal.
Com um crescimento rápido e de muito sucesso, a marca é conhecida mundialmente.
A História da Sensodyne
Foi no ano de 1950, quando a Block Drug Company, uma pequena empresa farmacêutica, começou a pesquisar mais sobre indústria para os dentes sensíveis.
Porém, foi somente em 1961 que lançaram no mercado americano a conhecida como Sensodyne Original. Essa foi então a primeira pasta de dente totalmente desenvolvida para aliviar dores e problema de sensibilidade.
Com a aprovação e recomendações dos profissionais da área e cirurgiões-dentistas, a marca deslanchou e se fixou, portanto, como líder de mercado durante os próximos anos.
Foi aí então que o segundo grande lançamento foi desenvolvido. Já no ano de 1986, foi lançada a Sensodyne F, o primeiro creme dental confeccionado para dentes sensíveis que teria flúor em sua composição.
Alguns dos dados importantes sobre a empresa:
- Origem: Estados Unidos
- Lançamento: 1961
- Criador: Black Drug Company
- Sede mundial: Brentford, Inglaterra
- Proprietário da marca: GlaxoSmithKline plc
- Capital aberto: Não
- Chairman: Sir Chris Gent
- CEO: Andrew Witty
- Faturamento: US$ 680 milhões (estimado)
- Lucro: Não divulgado
- Presença global: + 100 países
- Presença no Brasil: Sim
- Segmento: Higiene bucal
- Principais produtos: Pastas de dente, antissépticos bucal, escovas e fios dental
- Concorrentes diretos: Colgate, Crest, Aquafresh, Pepsodent e Oral B
- Slogan: Recommended by dentists for sensitive teeth.
Linha do Tempo da Marca Sensodyne
Mesmo após apresentar os detalhes sobre a história da marca, para ficar mais dinâmico e simples, separamos os principais eventos em formato de linha do tempo. Desse modo, continue lendo para conferir!
No ano de 1961 nascia a Sensodyne Original, o primeiro creme dental dessensibilizante com cloreto de estrôncio. Lançado na época nos EUA e no Reino Unido.
O componente é usado no cuidado de dentes sensíveis e bloqueia os túbulos dentinários, aliviando assim os sintomas de sensibilidade.
Em 1980, foi quando surgiu o lançamento de Sensodyne, o primeiro creme dental para dentes sensíveis com nitrato de potássio.
Seu objetivo aqui era, principalmente, ajudar a acalmar os nervos dentro do dente, proporcionando assim um alívio comprovado da dor quando usado no mínimo duas vezes ao dia.
Em 2006, surgiram duas versões de um só produto:
Densodyne Pro-Esmalte, um creme dental dessensibilizante cuja fórmula é desenvolvida com flúor. E Sensodyne Pro-Esmalte, que ajuda a proteger o esmalte dentário contra os efeitos do desgaste ácido.
Pulando para o ano de 2014, surge a famosa linha Sensodyne Repair & Protect, com 5% de NovaMin e flúor. Este foi o creme dental que viria portanto com o principal objetivo de ajudar a reparar as áreas mais sensíveis dos dentes.
No ano de 2015 foi lançado o creme dental para dentes sensíveis chamado e conhecido até hoje como Sensodyne True White.
Este contém substâncias como o tripolifosfato de sódio, responsável assim por remover as manchas de uma maneira consideravelmente mais suave.
Além disso, ele é ainda dez vezes menos abrasivo do que certas pastas de dente que prometem efeitos branqueadores. Desse modo, é capaz de evitar que ocorra o desgaste ácido dos dentes.
Todos os Produtos Sensodyne
Como já citamos anteriormente, ao longo do tempo e de sua história, diversos produtos dessa marca de creme dental foram surgindo.
Ainda assim, todos os que possuírem qualquer quantidade de flúor em sua composição, auxiliam nas seguintes causas e tratamentos:
- Alívio da sensibilidade nos dentes
- Proteção duradoura contra a sensibilidade e dentes sensíveis
- Proteção contra cáries
- Sabor refrescante
Dessa forma, eles se dividem nas seguintes categorias de acordo com suas principais funções:
- Proteção diária
- Repair & Protect
- True White
- Rápido Alívio
- Branqueador Extra Fresh
- Pro-esmalte
- Escovas de dente
- Enxaguatório bucal
- Extra fresh
Evolução Visual de Sensodyne
Há alguns anos atrás, essa marca que tem como objetivo vencer e tratar de uma vez por todas a hipersensibilidade dentinária, deu uma cara totalmente nova ao seu logotipo.
Ganhando uma repaginação completa, apresentou então uma nova tipografia de letra e um novo símbolo para dar uma cara mais moderna à marca.
Diferentes Slogans que Teve
Foram cinco tipos diferentes de slogan que essa marca de creme dental teve. Assim, são eles:
- For sensitive teeth.
- Recommended by dentists for sensitive teeth.
- Sensodyne. Most recommended toothpaste for sensitive teeth.
- Sensodyne. Expert recommended to stop the pain.
- 9 entre 10 dentistas usam e recomendam Sensodyne. (Slogan brasileiro da marca)
Assim, todos eles sempre buscaram bater na tecla da sensibilidade dos dentes, seu principal foco e, indicarem o quão bem recomendados por cirurgiões-dentistas e posicionados no mercado eles estão.
A Marca Sensodyne no Mundo
Até os dias de hoje, ela é a líder mundial no segmento que envolve sensibilidade dentária e também a conhecida erosão ácida.
Além disso, ela conta com uma gama muito completa de produtos para higiene e saúde bucal que estão presentes em mais de cem países ao redor de todo o mundo.
Ela é a única marca que pode ser encontrada mais de oito vezes, sendo todas em versões com características únicas, particulares e diferentes.
Os maiores mercados mundiais em que a marca está presente são os Estados Unidos da América, a Europa e também o Japão – onde vendida e conhecida como a marca Shumitect.
Uma curiosidade sobre a Sensodyne é que, 90% das vendas globais da marca são todas provenientes da pasta de dente, o produto de maior sucesso deles.