DENTISTAS

Seio maxilar pode ter relação com problemas odontológicos

Seio maxilar pode ter relação com problemas odontológicos

Cavidade do maxilar pode estar associada a problemas de origem odontogênica

O corpo humano é uma máquina complexa e interligada. Isso mostra a importância de um profissional da odontologia estar ciente do funcionamento de outras regiões da face além da boca, como o seio maxilar.

E você sabia que o seio maxilar tem uma forte ligação com a odontologia?

Seio maxilar é um espaço localizado no interior do osso maxilar, tanto em seu lado direito quanto em seu lado esquerdo. Além disso, ele é o maior entre os chamados seios paranasais.

O que são seios paranasais?

Os seios paranasais são cavidades localizadas na parte interior dos chamados ossos pneumáticos. Esses ossos, por sua vez, estão localizados na região do crânio. São eles: frontal, esfenoide, etmoide e maxila.

Ao todo são oito seios presentes na face, estando quatro deles ao lado direito, e os outros quatro ao lado esquerdo. Eles são responsáveis por um grande número de funções. Uma delas é reduzir o peso do crânio.

Fora isso, também protegem as estruturas intraorbitais e intracranianas caso passem por algum tipo de trauma, já que absorvem parte do impacto, e participam do crescimento facial.

Dentre outras funções podemos citar:

  • Condicionam o ar inspirado, pois aquecem-no e umedecem-no;
  • Contribuem para a secreção de muco;
  • Promovem o isolamento térmico do encéfalo;
  • Equilibram a pressão na cavidade nasal. Isso ocorre durante as chamadas variações barométricas, que nada são mais que espirros e mudanças bruscas de altitude;
  • São auxiliares ao sentido do olfato.

E como o próprio nome já diz, o seio maxilar é a estrutura presente no osso maxilar.

Relação entre o Seio Maxilar e a Odontologia

Muitas pessoas desconhecem a relação entre o seio maxilar e problemas odontológicos. Contudo, essa estrutura está em contato direto com as raízes dos dentes superiores e inferiores. Desse modo, cresce o risco de comunicação entre o seio maxilar e a cavidade bucal em cirurgias de rotina.

Outra ameaça relacionada é a de dentes ou de raízes que adentram o interior do seio, provocando uma grande diversidade de complicações para a saúde bucal e geral.

Existem situações que a comunicação entre o seio da maxila e a boca provocam até mesmo casos de sinusite maxilar, sendo ela aguda ou crônica.

Os possíveis motivos para uma sinusite maxilar se originar de maneira odontogênica são: extrações dentárias e lesões periodontais e periapicais, como abscessos ou cistos. Esse problema surge devido a alguma contaminação infecciosa proveniente da cavidade oral, atingindo o seio.

A anatomia do seio maxilar também exerce grande influência na hora de realizar um implante dentário ou um tratamento endodôntico.

Em contrapartida, não são apenas os dentes que podem causar efeitos negativos para o seio da maxila. Reabsorção de raízes dentárias, por exemplo, pode ser citada como um efeito do seio maxilar sobre a arcada.

Diagnóstico de problemas orais relacionados ao Seio Maxilar

O diagnóstico desses problemas pode se feito por meio de exames clínicos, físicos, radiográficos e endoscópicos.

Mas a tomografia computadorizada é o exame mais certeiro para o diagnóstico de sinusopatias relacionadas ao seio maxilar.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também