Entenda um pouco mais sobre a saúde bucal do homem

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra algumas particularidades da saúde bucal masculina

Você já deve ter ouvido que o homem é não tão cuidadoso com a saúde e tem uma lista de maus hábitos, não é mesmo? Mas sabemos que esse é apenas um estereótipo, e que a saúde bucal do homem é assunto sério!

Muitos homens se importam com sua aparência e com o corpo. Por isso, a saúde bucal do homem se tornou pauta e também é discutida pelos profissionais da área.

Saúde bucal do homem engloba o conjunto de medidas tomadas para manter uma boa saúde oral em indivíduos do sexo masculino. Afinal, homens e mulheres tem hábitos diferentes e devem ter tratamentos personalizados.

Saúde Bucal do Homem

A verdade é que existem diferentes fases na vida de um homem e cada uma delas requer cuidados bucais específicos.

Também é comprovado que os homens, quando comparados às mulheres, tendem a negligenciar a higiene oral com frequência.

Assim, logicamente, o sexo masculino está mais propício ao surgimento de problemas orais. Além disso, eles também comparecem menos ao dentista, impulsionando a possibilidade de ocorrência das complicações.

As principais anomalias relacionadas à saúde bucal masculina são cáries e doenças periodontais.

O câncer oral também possui maior prevalência em homens, uma vez que eles tendem a consumir mais álcool e tabaco que as mulheres.

Mas é bom tomar muito cuidado! Não cuidar da saúde bucal afeta inclusive o bem-estar. Por isso, deve-se realizar a higiene corretamente, cuidando de seu corpo e de sua mente.

Então como devo realizar a higiene oral?

Existem algumas medidas e cuidados bucais que devem ser tomadas visando a preservação da saúde dos dentes e da boca.

Uma dica extremamente válida é escovas os dentes ao menos três vezes por dia, principalmente nos momentos após acordar, após as refeições e antes de dormir.

Além disso, a língua não pode ser esquecida. Nela também pode haver o acúmulo muito grande de bactérias, que caso não seja removido pode acarretar em maiores complicações.

Assim, para potencializar a limpeza bucal, também escove muito bem a sua língua.

É recomendada a utilização de escovas com cerdas macias e a realização de movimentos leves e suaves. Escovas com cerdas duras e movimentos muito bruscos podem causar o desgaste do esmalte dentário e traumas na gengiva.

Ainda, os homens podem recorrer à escova interdental, feita para deslizar facilmente no espaço entre os dentes. Os cremes dentais que contêm flúor em sua composição são úteis e indicados para promover a limpeza dentária.

O fio dental também deve ser lembrado. Ele é um excelente aliado na prevenção contra a aglomeração de restos de alimentos e placa bacteriana nos espaços interdentais.

Contudo, é necessário realizar movimentos cuidadosos, evitando ferimentos e danos nos tecidos gengivais durante a sua utilização.

O enxaguante bucal também pode ser utilizado para complementar ainda mais a higienização da boca. Essa substância age no controle químico das bactérias, além de proporcionar um hálito agradável.

Porém, é válido lembrar que o seu uso não serve como substituição a escovação, servindo unicamente como uma espécie de acabamento para ela.

Além disso, não é necessário evitar o dentista. Ele só quer ajudar as pessoas a ter um sorriso saudável e pode cuidar direitinho da saúde bucal do homem.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!