Descubra algumas particularidades da saúde bucal masculina
Você já deve ter ouvido que o homem é não tão cuidadoso com a saúde e tem uma lista de maus hábitos, não é mesmo? Mas sabemos que esse é apenas um estereótipo, e que a saúde bucal do homem é assunto sério!
Muitos homens se importam com sua aparência e com o corpo. Por isso, a saúde bucal do homem se tornou pauta e também é discutida pelos profissionais da área.
Saúde bucal do homem engloba o conjunto de medidas tomadas para manter uma boa saúde oral em indivíduos do sexo masculino. Afinal, homens e mulheres tem hábitos diferentes e devem ter tratamentos personalizados.
Saúde Bucal do Homem
A verdade é que existem diferentes fases na vida de um homem e cada uma delas requer cuidados bucais específicos.
Também é comprovado que os homens, quando comparados às mulheres, tendem a negligenciar a higiene oral com frequência.
Assim, logicamente, o sexo masculino está mais propício ao surgimento de problemas orais. Além disso, eles também comparecem menos ao dentista, impulsionando a possibilidade de ocorrência das complicações.
As principais anomalias relacionadas à saúde bucal masculina são cáries e doenças periodontais.
O câncer oral também possui maior prevalência em homens, uma vez que eles tendem a consumir mais álcool e tabaco que as mulheres.
Mas é bom tomar muito cuidado! Não cuidar da saúde bucal afeta inclusive o bem-estar. Por isso, deve-se realizar a higiene corretamente, cuidando de seu corpo e de sua mente.
Então como devo realizar a higiene oral?
Existem algumas medidas e cuidados bucais que devem ser tomadas visando a preservação da saúde dos dentes e da boca.
Uma dica extremamente válida é escovas os dentes ao menos três vezes por dia, principalmente nos momentos após acordar, após as refeições e antes de dormir.
Além disso, a língua não pode ser esquecida. Nela também pode haver o acúmulo muito grande de bactérias, que caso não seja removido pode acarretar em maiores complicações.
Assim, para potencializar a limpeza bucal, também escove muito bem a sua língua.
É recomendada a utilização de escovas com cerdas macias e a realização de movimentos leves e suaves. Escovas com cerdas duras e movimentos muito bruscos podem causar o desgaste do esmalte dentário e traumas na gengiva.
Ainda, os homens podem recorrer à escova interdental, feita para deslizar facilmente no espaço entre os dentes. Os cremes dentais que contêm flúor em sua composição são úteis e indicados para promover a limpeza dentária.
O fio dental também deve ser lembrado. Ele é um excelente aliado na prevenção contra a aglomeração de restos de alimentos e placa bacteriana nos espaços interdentais.
Contudo, é necessário realizar movimentos cuidadosos, evitando ferimentos e danos nos tecidos gengivais durante a sua utilização.
O enxaguante bucal também pode ser utilizado para complementar ainda mais a higienização da boca. Essa substância age no controle químico das bactérias, além de proporcionar um hálito agradável.
Porém, é válido lembrar que o seu uso não serve como substituição a escovação, servindo unicamente como uma espécie de acabamento para ela.
Além disso, não é necessário evitar o dentista. Ele só quer ajudar as pessoas a ter um sorriso saudável e pode cuidar direitinho da saúde bucal do homem.