Como fazer a revalidação do diploma em odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça os passos necessários para revalidação do diploma no Brasil

Estudar fora do país de origem é o sonho de muitas pessoas, uma vez que a experiência permite expandir os conhecimentos. Contudo, de volta ao Brasil, para exercer a profissão é necessária a revalidação do diploma.

O processo de revalidação do diploma é burocrático. Por isso, é preciso que o estudante esteja organizado e conheça suas normas.

A revalidação do diploma é necessária para que profissionais que se formaram em outros países possam atuar no Brasil, e para que profissionais que se formaram no Brasil possam atuar em outros países.

Como Fazer a Revalidação do Diploma no Brasil?

No Brasil, a revalidação do diploma é requerida por lei. Ela serve para garantir a formação do estudante e, consequentemente, que está habilitado para o exercício de determinada profissão.

A revalidação de diploma de graduação em odontologia não é diferente.

Dessa maneira, é necessário que a revalidação de diplomas estrangeiros ocorra por parte de universidades públicas que contem com curso do mesmo nível em sua grade.

Nessas universidades ocorre a aplicação de avaliações escritas e laboratoriais de acordo com a estrutura curricular do curso.

Além disso, é necessário que o estudante apresente a documentação que comprova a diplomação no curso realizado.

É importante ressaltar que, caso a documentação não esteja na língua francesa, inglesa ou espanhola, a instituição pode requerer a tradução dos mesmos.

Os documentos necessários para a revalidação de diplomas vão depender das normas da instituição escolhida e do tipo de tramitação que será feita, que pode ser regular ou simplificada.

Posteriormente, ocorre o pagamento de uma taxa, cujo valor também depende da instituição escolhida para realização do processo. Em geral, o prazo para o procedimento varia entre 60 e 180 dias.

Para facilitar o processo, no Brasil foi criada a Plataforma Carolina Bori pelo Ministério da Educação. Através da plataforma, é possível que a pessoa obtenha melhores informações e dê entrada no seu requerimento online.

Além disso, o estudante também pode consultar as universidades disponíveis para a realização da revalidação.

Revalidação em Outros Países

A atuação odontológica no Brasil não é a única que requer procedimentos específicos de revalidação.

Isso porque a revalidação de diploma de odontologia também é necessária para pessoas que se formaram no Brasil, mas pretendem exercer a profissão em outro país.

No caso dos Estados Unidos, por exemplo, também é necessário que o estudante apresente os documentos que comprovam a diplomação no curso, além do histórico escolar.

Todos esses documentos devem estar autenticados e traduzidos por um tradutor juramentado. Além disso, são aplicadas provas específicas.

Dessa maneira, existem diferentes programas de revalidação, que requerem que o profissional faça cursos específicos para poder atuar no exterior.

Eles são o International Program (advanced standing program) ou a revalidação por residência. Além disso, para finalmente conseguir a licença de atuação, é preciso que o estudante passe:

  • Pela aprovação no exame TOEFL, que comprova a fluência em língua inglesa;
  • Pela aprovação no National Board Dental Examination (NBDE), para a qual é necessária a realização de provas que comprovam os conhecimentos clínicos do profissional;
  • Algumas provas práticas.

A revalidação de diploma também é necessária em outros diversos países como Portugal. Nesse último caso, o processo ocorre por conta da Ordem dos Médicos Dentistas em Portugal.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.