Ser dentista em Portugal: entenda as regras para brasileiros

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Pensou em ser aturar como dentista em Portugal, mas não sabia as regras? Então descubra aqui cada passo do processo

Morar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, os dois países compartilham língua, história e, em alguns casos, laços familiares. Por isso, vamos conversar sobre como você pode atuar como dentista em Portugal.

Antes de começarmos, no entanto, é importante dizer que esse artigo é para cirurgiões-dentista formados que buscam trabalhar como dentista em Portugal. Se você ainda não entrou na faculdade de odontologia, podem existir outros caminhos para você!

Ser dentista em Portugal não é um sonho impossível para brasileiros. No entanto, há uma série de burocracias a serem cumpridas. Por isso, fique atento às dicas:

Sou brasileiro e quero ser dentista em Portugal!

O primeiro passo para ser um dentista brasileiro em Portugal é realizar pesquisas! Sim, você precisa pesquisar qual cidade do país pretende morar e como é o mercado de dentistas na região.

Lembre-se: mudar de país não é garantia de sucesso ou de aumento de renda. Por isso, você precisa ter certeza de pelo menos dois desses fatores:

  • A cidade comporta seu serviço?
  • A cidade está sobrecarregada de dentistas?
  • Existe possibilidade de crescimento?
  • Existe possibilidade de parcerias?
  • Qual é o custo médio de aluguel, equipamentos e materiais?

Faça uma longa pesquisa, converse com moradores pela internet ou até mesmo com dentistas portugueses.

Coloque cada custo na ponta do lápis para se preparar financeiramente. Nada de surpresas desagradáveis quando há um bom preparo!

Com a pesquisa feita e todos os fatores levados em consideração, é hora de cuidar da burocracia. Confira como ser dentista em Portugal:

Burocracias para ser dentista em Portugal

Infelizmente, para atuar como dentista em Portugal é necessário realizar uma parte burocrática. Não é permitido que brasileiros atuem sem revalidar seus diplomas, por exemplo.

Para validação do diploma em Portugal, o cirurgião-dentista brasileiro deve procurar a Ordem dos Médicos Dentistas em Portugal. São eles quem vão orientar e cuidar de todo esse processo burocrático.

Você pode entrar em contato com essa instituição através do site deles, que disponibilizamos aqui. Ali você terá alguns meios de contato para tirar todas as dúvidas sobre:

  • Documentação necessária;
  • Custos do processo;
  • Como dar entrada no processo;
  • E todas as dúvidas que você tiver pelo caminho!

Esse processo pode ser lento, dependendo da quantidade de requerimentos e da época do ano. Por isso também a importância de se planejar com calma.

Não adianta nada você se mudar, pagar aluguel, ter todos os gastos… E não ter a liberação parar atuar!

E os dentistas portugueses no Brasil?

A burocracia vale para os dois lados! No caso, se algum dentista português quiser trabalhar no Brasil, ele também precisará revalidar seu diploma.

O processo, no entanto, se dá com a ajuda das universidades públicas. São elas quem vão analisar os diplomas e entender se o profissional é ou não capaz de atuar no país.

Se você é um formado em Portugal e quer atuar no Brasil, mas está perdido no processo, confira o site da CFO, aqui. Lá você pode entrar em contato com pessoas capacitadas para te instruir da melhor forma possível!

Gostou de saber mais sobre o processo de se tornar dentista em Portugal? Então confira nosso artigo sobre como ser dentista nos EUA!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.