Conheça os passos necessários para revalidação do diploma no Brasil
Estudar fora do país de origem é o sonho de muitas pessoas, uma vez que a experiência permite expandir os conhecimentos. Contudo, de volta ao Brasil, para exercer a profissão é necessária a revalidação do diploma.
O processo de revalidação do diploma é burocrático. Por isso, é preciso que o estudante esteja organizado e conheça suas normas.
A revalidação do diploma é necessária para que profissionais que se formaram em outros países possam atuar no Brasil, e para que profissionais que se formaram no Brasil possam atuar em outros países.
Como Fazer a Revalidação do Diploma no Brasil?
No Brasil, a revalidação do diploma é requerida por lei. Ela serve para garantir a formação do estudante e, consequentemente, que está habilitado para o exercício de determinada profissão.
A revalidação de diploma de graduação em odontologia não é diferente.
Dessa maneira, é necessário que a revalidação de diplomas estrangeiros ocorra por parte de universidades públicas que contem com curso do mesmo nível em sua grade.
Nessas universidades ocorre a aplicação de avaliações escritas e laboratoriais de acordo com a estrutura curricular do curso.
Além disso, é necessário que o estudante apresente a documentação que comprova a diplomação no curso realizado.
É importante ressaltar que, caso a documentação não esteja na língua francesa, inglesa ou espanhola, a instituição pode requerer a tradução dos mesmos.
Os documentos necessários para a revalidação de diplomas vão depender das normas da instituição escolhida e do tipo de tramitação que será feita, que pode ser regular ou simplificada.
Posteriormente, ocorre o pagamento de uma taxa, cujo valor também depende da instituição escolhida para realização do processo. Em geral, o prazo para o procedimento varia entre 60 e 180 dias.
Para facilitar o processo, no Brasil foi criada a Plataforma Carolina Bori pelo Ministério da Educação. Através da plataforma, é possível que a pessoa obtenha melhores informações e dê entrada no seu requerimento online.
Além disso, o estudante também pode consultar as universidades disponíveis para a realização da revalidação.
Revalidação em Outros Países
A atuação odontológica no Brasil não é a única que requer procedimentos específicos de revalidação.
Isso porque a revalidação de diploma de odontologia também é necessária para pessoas que se formaram no Brasil, mas pretendem exercer a profissão em outro país.
No caso dos Estados Unidos, por exemplo, também é necessário que o estudante apresente os documentos que comprovam a diplomação no curso, além do histórico escolar.
Todos esses documentos devem estar autenticados e traduzidos por um tradutor juramentado. Além disso, são aplicadas provas específicas.
Dessa maneira, existem diferentes programas de revalidação, que requerem que o profissional faça cursos específicos para poder atuar no exterior.
Eles são o International Program (advanced standing program) ou a revalidação por residência. Além disso, para finalmente conseguir a licença de atuação, é preciso que o estudante passe:
- Pela aprovação no exame TOEFL, que comprova a fluência em língua inglesa;
- Pela aprovação no National Board Dental Examination (NBDE), para a qual é necessária a realização de provas que comprovam os conhecimentos clínicos do profissional;
- Algumas provas práticas.
A revalidação de diploma também é necessária em outros diversos países como Portugal. Nesse último caso, o processo ocorre por conta da Ordem dos Médicos Dentistas em Portugal.