DENTISTAS

Retalho posicionado lateralmente é usado em cirurgias

Retalho posicionado lateralmente é usado em cirurgias

Trazendo diferentes benefícios quando associado a outros processos, apresenta resultado eficaz

Desenvolver problemas na região da gengiva é algo bastante comum. Em caso de cirurgias muco gengivais, por exemplo, o dentista por usar a técnica de retalho posicionado lateralmente.

Dessa forma, é importante que o cirurgião-dentista conheça a opção de utilizar o retalho posicionado lateralmente nos processos necessários.

Retalho posicionado lateralmente é um enxerto pediculado, e ainda hoje, é considerado uma técnica cirúrgica básica.

Foi um método usado durante muitos anos, mas foi substituído por outras técnicas de cirurgias mais avançadas que surgiram por volta dos anos 90.

O que é a Técnica de Retalho Posicionado Lateralmente?

Durante o procedimento envolvendo o retalho gengival, o sítio doador é representado pela gengiva adjacente ao sítio a ser tratado.

Também conhecido como RPL, além de ser indicado em casos de recobrimento de recessões, é ainda utilizado regularmente em situações envolvendo um canino incluso.

Um dos quadros em que os pacientes mais procuram tal tipo de tratamento é para realizar o aumento da gengiva. Principalmente em dentes com pequena ou nenhuma faixa de tecido queratinizado.

Quando o Retalho Posicionado Lateralmente é Indicado?

O procedimento de retalhamento é indicado para recobrir recessões gengivais que estejam restritas somente a um ou dois dentes. Esse tipo de técnica traz diversos benefícios para os pacientes, entre eles, podemos citar:

  • Melhora a estética do sorriso;
  • Aumenta a quantidade de gengiva inserida;
  • Diminui casos de hipersensibilidade;
  • Reduz a incidência de cárie cervical.

Porém, existem situações em que esse tipo de técnica não é o mais adequado por diversos fatores. Dessa forma, os casos em que essa opção não deve ser considerada são:

  1. Quando houver a presença de uma bolsa periodontal interproximal;
  2. Em regiões que tenham uma excessiva proeminência radicular;
  3. Se existir indícios de uma abrasão cervical acentuada.

Independentemente de qualquer informação, é fundamental sempre consultar um dentista. Ele saberá indicar se o tratamento é ou não adequado para o seu caso.

Retalho Posicionado Lateralmente e o Recobrimento Radicular

Nos dias de hoje, dentre as opções que estão disponíveis para o tratamento do recobrimento, o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial é um dos mais frequentemente utilizados.

Isso se deve a grande quantidade de procedimentos que envolvem o recobrimento gengival com as técnicas cirúrgicas básicas, e também, devido a seus resultados muito previsíveis.

Além disso, é muito indicado também nos processos que tratam de:

  • Preenchimento de crista alveolar
  • Aumento de espessura gengival
  • Tratamento de discromias gengivais
  • Criação de papilas
  • Cirurgia plástica periodontal

Esta técnica, uma vez que é realizada junto com um retalho que possui uma espessura parcial, permite que haja um duplo suprimento de sangue para o tecido.

Recuperação do Retalho Posicionado Lateralmente

Após o procedimento ter sido finalizado, é importante que o paciente tome sempre os cuidados pós-cirúrgicos para evitar possíveis complicações, assim como em qualquer outra situação.

Porém, uma das características desse tipo de recessão gengival, é que, com o uso do retalho, há um melhor curso pós-operatório.

Além disso, no retalho posicionado lateralmente são maiores as chances de um recobrimento radicular completo e com resultados estéticos muito melhores.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também