Núcleo de preenchimento recupera estética e funcionalidade do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quando o núcleo de preenchimento é indicado

Quando algum elemento dentário apresenta sua funcionalidade e estética comprometidas, os profissionais indicam métodos para a recuperação. Dessa forma, eles podem ter o auxílio do núcleo de preenchimento.

É necessário que o profissional da odontologia análise o quadro clínico do paciente. Apenas após a avaliação dos sintomas é possível ter certeza da indicação e uso do núcleo de preenchimento.

O núcleo de preenchimento é um material de sustentação. Ele é usado para promover a estética e funcionalidade do dente.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo!

Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o que é núcleo de preenchimento. Vamos começar?

Indicações Para o Núcleo de Preenchimento

Quando os dentes estão comprometidos, os profissionais podem indicar o tratamento de canal. Ele é um procedimento que recupera e preserva a raiz do dente.

Quando o procedimento é bem sucedido, os cirurgiões-dentistas colocam o núcleo de preenchimento como sustentação das coroas e próteses dentárias (colocadas para substituir o dente comprometido).

Principais Vantagens do Núcleo de Preenchimento

As vantagens desse tipo de núcleo incluem a recuperação da funcionalidade e estética do elemento dentário.

Dessa forma, com o núcleo, é possível que o paciente tenha uma sustentação para a prótese dentária. Com isso, a força mastigatória é garantida, e também a eficiência das funções fonética e respiratória.

Além disso, esses núcleos são materiais que lembram os dentes originais. Por exemplo, eles relembram a forma e o tamanho dos dentes. Ainda, têm colorações que lembram os dentes.

Como é Realizada a Confecção do Núcleo?

A confecção de núcleo de preenchimento é feita a partir de etapas específicas. Elas incluem fundição. Além disso, também há cimentação de núcleos de preenchimento.

Cada passo é essencial para que o núcleo tenha o formato e tamanho ideal para o caso clínico do paciente.

Existem Outros Tipos de Núcleos?

A resposta para essa pergunta é sim. Alguns exemplos dos núcleos mais usados na odontologia são:

  • Núcleo de zircônia;
  • Núcleo de fibra de vidro; e
  • Núcleo de fibra de carbono.

A escolha do material é concluída após a avaliação do quadro clínico de cada paciente. Dessa forma, o profissional indica qual material é o mais adequado.

Mas como essa avaliação é realizada? Bom, a resposta é simples: os profissionais analisam diferentes fatores. Um deles, por exemplo, é a localização em que será colocado na arcada dentária.

Isso porque as forças mastigatórias em certas partes da boca são mais fortes que outras. Ou seja, núcleos mais resistentes são os mais indicados para áreas onde as cargas mastigatórias são mais potentes.

Além disso, a estética de cada material influencia bastante na escolha também. Desse modo, há materiais que se parecem mais com dentes originais do que outros. Isso na questão de coloração.

Por todo esse processo, é importante marcar uma consulta com o profissional de confiança. Dessa forma, vocês escolhem em conjunto qual material, como o núcleo de preenchimento, é o mais indicado para você.

Ramiro Murad

Ramiro Murad

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.