Como ocorre o reparo tecidual? Entenda cada forma!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Como as feridas fecham? Depende! Entenda como o tecido pode se reparar

Infelizmente, existem muitas doenças ou reações do corpo que causam feridas nos tecidos. Por isso, muitos pacientes se perguntam: como ocorre o reparo tecidual?

Nesse artigo, você vai entender como os tecidos reagem após as feridas, quais os tipos de reparo e mais. Para começar, vamos definir o que é reparo tecidual:

O reparo tecidual é um processo em que o organismo reconstrói a arquitetura de um tecido danificado. Existem dois tipos de reparação: regeneração e cicatrização.

O processo de reparo

O corpo humano é formado por diversos tipos de tecido. A própria boca é formada por um conjunto de diferentes tecidos. Por isso, é esperado que suas formas de reconstrução não sejam iguais.

O processo de reparo tecidual, como já vimos, pode acontecer de duas formas. Por isso, separamos cada uma das formas em tópicos, para que sua atuação ficasse clara. Confira:

Cicatrização

O processo de cicatrização acontece em tecidos lesados que não são capazes de se regenerar ou em associação com a ação regenerativa.

Essa forma de reconstrução é amplamente encontrada em ferimentos grandes ou em:

  • Casos de lesão tecidual grave ou crônica, que causam danos as células parenquimatosas, ao epitélio e a matriz extracelular;
  • Caso de lesão em células que não se dividem, como: neurônios e células da musculatura cardíacas.
  • Outros.

A cicatrização tem seu início até 24 horas depois da lesão surgir ou ser feita. Essa fase é marcada pela concentração de fibroblastos e células endoteliais na região.

Depois de 3 a 5 dias após essa concentração, é possível encontrar o tecido de granulação na lesão. Ele é conhecido como um tipo especializado de tecido, típico do processo cicatricial.

Esse tipo acumula matriz de tecido conjuntivo – tecido que forma, de fato, as cicatrizes. A cicatriz pode ser remodelada ou ter sua aparência alterada futuramente por fatores externos ou do próprio corpo.

Regeneração

O processo regenerativo acontece quando o tecido é capaz de restituir seus componentes lesados e, assim, retornar ao seu estado normal.

Esse processo acontece em tecidos que apresentam células estáveis. Podemos encontrá-las nos tecidos:

  • Do pâncreas;
  • Do fígado;
  • Das glândulas suprarrenais;
  • Da tireoide;
  • Dos pulmões.

Também podemos encontrar esse processo em tecidos com células lábeis.

Nesse caso, é preciso que a matriz extracelular esteja preservada para que essas células consigam se replicar e haja a regeneração. Podemos encontrar casos assim:

  • Nos tecidos hematopoiéticos;
  • Na maior parte dos epitélios de superfície;
  • Outros.

O reparo tecidual e a odontologia

Entender como o tecido reage e se repara define o tratamento dado a feridas naquela região. Por isso, seu cirurgião-dentista sempre usará técnicas baseadas nas respostas naturais daquele tecido na hora da recuperação.

Como a boca é palco para o desenvolvimento de diversas feridas e sua cicatrização pode ser mais complicada (pelo movimento constante dos tecidos e a umidade), sempre procure ajuda profissional ao identificar lesões.

Isso ajuda a prevenir doenças mais graves e a aplicação do tratamento efetivo para a ferida.

O reparo tecidual é o que permite a integridade do tecido e a continuidade em suas funções. Por isso, devemos sempre estar atentos as reações do nosso corpo nesse processo!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.