DENTISTAS

Rebordo alveolar é essencial para arcada dentária

Rebordo alveolar é essencial para arcada dentária

Estrutura dá sustentação às raízes dentárias

Perder um dos dentes não causa apenas danos estéticos, mas também pode prejudica a integridade de estruturas da anatomia da boca, como o rebordo alveolar.

Você conhece o rebordo alveolar e sua importância para a arcada dentária?

Rebordo alveolar é a estrutura óssea responsável por alojar as raízes dos dentes. Sua estrutura é anatômica, e sua forma por variar de pessoa para pessoa. Isso porque ela depende da presença e da posição das raízes dentárias.

Qual é a importância da raiz dentária?

A raiz dentária é responsável por conectar o elemento da arcada dentária ao restando do corpo. Ela se conecta à parte interior do dente através dos canais.

A raiz se encontra totalmente coberta pela gengiva. Além disso, essa parte representa 2/3 do todo de um dente. Cada dente apresenta uma quantidade de raízes e canais diferentes:

  • Dentes incisivos e caninos superiores: contam com uma raiz e um canal. Raramente, dois canais são encontrados;
  • Incisivos inferiores: contam com apenas uma raiz e costumam ter um ou dois canais.
  • Caninos inferiores: A grande maioria dos casos contam com um único canal. Contudo, existem alguns casos com dois canais. Apresenta uma raiz;
  • Primeiros pré-molares superiores: contam com duas raízes e dois canais na grande maioria dos casos;
  • Segundos pré-molares: contam com apenas uma raiz e um canal na maior parte dos casos, mas não é raro encontrar dois canais;
  • Pré-molares inferiores: a maioria conta com uma única raiz e um único canal;
  • Molares superiores: contam com três raízes e a maioria apresenta mais de um canal, sendo comum encontrar quatro canais;
  • Molares inferiores: costumam contar com duas raízes e três ou quatro canais.

Por ser o elo de conexão entre o dente e o corpo, os problemas que afetam a raiz podem comprometer a permanência dessa estrutura em nossas bocas

As doenças causadas pela ação de bactérias podem afetar diretamente as raízes dentárias. Desse modo, as cáries, a gengivite e a periodontite são grandes perigos para essa estrutura do dente.

Para evitar que isso aconteça, é essencial manter uma boa higiene oral, escovando os dentes diariamente e complementando a limpeza com a utilização de fio dental e enxaguantes bucais.

Procedimentos odontológicos no rebordo alveolar

Os rebordos alveolares são áreas da cavidade oral muito suscetíveis a diminuição óssea. Isso pode advir de diversos motivos, inclusive perda óssea causada pela ação de doenças infecciosas na cavidade oral.

Essas doenças, por sua vez, são provocadas pelo acúmulo de bactérias na boca e pela má higiene oral.

Além disso, casos de traumatismo ou procedimentos de exodontia (retirada de um dos elementos da arcada dentária) também podem ser responsáveis pela diminuição do rebordo do osso.

Problemas referentes à estrutura são prejudiciais para a colocação de implantes dentários na boca do paciente, atrapalhando ou até impedindo a realização do procedimento.

Desse modo, existem alguns procedimentos odontológicos que visam a preservação ou a recuperação do rebordo ósseo alveolar.

Os procedimentos mais comuns envolvem a realização de enxertos ósseos, que podem ser xenógenos ou autógenos.

Outro exemplo é a realização de um procedimento de osteotomia e osteoplastia para correção e readaptação desse osso.

Em geral, os procedimentos no rebordo alveolar são realizados antes de uma cirurgia protética, acompanhados dos devidos exames que possibilitam a análise do dentista sobre a situação.

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também