Reações liquenoides precisam de diagnóstico odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os melhores tratamentos para as reações liquenoides na área da odontologia

Na área da odontologia, muitos tratamentos usam materiais restauradores. No entanto, alguns pacientes descobrem alergias e desencadeiam respostas imunológicas. Elas são responsáveis pela manifestação das reações liquenoides.

Além dos materiais restaurados, as reações liquenoides também podem se manifestar por causa de medicações sistêmicas e por determinados alimentos.

Reações liquenoides são resultado da resposta do nosso organismo a agentes alérgenos. Elas se manifestam de forma predominante na cavidade bucal.

Se você ficou interessado pelo tema, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre as reações liquenoides. Vamos começar?

Como as Reações Liquenoides se Manifestam?

A reação liquenoide, como já vimos, se manifesta na cavidade bucal, mais especificamente na mucosa oral. As reações podem se apresentar de diferentes formas. As principais características clínicas delas são:

  • Estrias;
  • Placas;
  • Áreas com coloração esbranquiçada;
  • Lesões erosivas;
  • Áreas eritematosas;
  • Lesões atróficas; e
  • Áreas ulceradas.

Cada forma da lesão apresenta sintomas diferentes. Por isso, é essencial conversar com o profissional sobre as características sintomáticas.

No entanto, já adiantamos que é comum sentir dores e ter a sensação de queimação no local afetado.

Importante: por terem esses aspectos clínicos, muitas vezes as reações são confundidas com o líquen plano. Por isso o diagnóstico minucioso é fundamental.

Com ele, os profissionais conseguem tratar de forma efetiva o quadro clínico do paciente.

Principais Causas

Nós já vimos neste artigo que as principais causas da reação liquenoide oral (RLO) são:

  • Materiais restauradores;
  • Medicações sistêmicas; e
  • Alimentos.

No caso dos materiais restauradores, a lesão liquenoide oral se manifesta por causa do atrito e alergia com o material.

Os materiais restauradores são qualquer tipo de elemento que pode ser usado para a realização de uma restauração dentária. Os principais materiais usados na área da odontologia são:

  • Amálgama;
  • Resina;
  • Ouro; e
  • Porcelana.

É importante saber que a amálgama é o material que mais causa quadros das lesões liquenoides.

Curiosidade: a restauração dentária é o procedimento odontológico que garante a recuperação da funcionalidade e estética de um ou mais dentes que sofreram traumas dentários.

Enquanto isso, as medicações sistêmicas e os alimentos podem causar as lesões por conta de alergias dos elementos dos mesmos.

Como é Realizado o Diagnóstico?

Normalmente, o diagnóstico é concluído com apenas o exame clínico. Ele é dividido em duas partes: a anamnese e o exame físico.

Na anamnese, o profissional estuda o histórico clínico do paciente e pergunta sobre os sintomas. Enquanto isso, no exame físico o profissional analisa toda a região da cavidade bucal do paciente.

Com isso, ele examina a área afetada e conclui se ela é de fato uma lesão liquenoide.

Os exames complementares, como exames radiográficos e biópsias são recomendados para os quadros clínicos nos quais os tratamentos para a RLO não se mostram efetivos.

Nesses casos, o profissional realiza os exames complementares para analisar os resultados.

Melhores Tratamentos das Reações Liquenoides

Os tratamentos dependem do causador da reação liquenoide. Por isso, ele é apenas recomendado quando as causas da lesão são descobertas.

No caso de lesão por material restaurador, como a amálgama, o profissional substitui o material por outro mais adequado.

Enquanto isso, quando a causa são os medicamentos, o uso deve ser interrompido e o profissional deve trocar o tratamento.

Além disso, quando alimentos específicos causam as lesões orais, os cirurgiões-dentistas recomendam evitar o consumo dos mesmos.

Reação Liquenoide versus Líquen Plano

Como já vimos, a reação liquenoide pode ser confundida com o líquen plano por causa das características clínicas, que são muito semelhantes.

Além disso, ambas as manifestações das alterações estão relacionadas com respostas imunológicas. Por isso, marque uma consulta com o dentista de confiança para confirmar o diagnóstico.

Assim, caso seja confirmada as reações liquenoides, o planejamento do tratamento é feito de forma adequado ao quadro clínico do paciente.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.