Radiografia oclusal analisa casos de perda dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira qual é a importância da radiografia oclusal na Odontologia

Dentro da área da odontologia, temos que passar por alguns exames para determinar como está a nossa saúde bucal. Um desses procedimentos é a radiografia oclusal.

Esse exame é bastante seguro. Os aparelhos de raio X são mais modernos, há a proteção de aventais de chumbo e uma quantidade muito baixa de radiação. Os filmes utilizados são mais sensíveis e os sensores são digitais, o que também dá mais segurança à técnica. Mas, afinal, o que é a radiografia oclusal?

A radiografia oclusal é um exame de raio x que permite obter imagens da maxila (total, incisivos, caninos, pré-molares e molares, entre outros) e de elementos da mandíbula. Ela tem como principal objetivo analisar casos de pacientes que sofreram perdas dentárias.

Preciso fazer o exame?

Só o seu dentista de confiança pode afirmar se você precisa fazer o exame. No entanto, o procedimento é indicado para pacientes que perderam os dentes em algum momento da vida.

Isso porque o raio x ajuda na verificação de raízes residuais, dentes inclusos (que não sofreram irrupção) ou dentes supranumerários (crescimento de mais de 32 dentes).

Caso tenha dúvidas, visite um profissional e converse com ele sobre o procedimento.

Como é feito o processo radiográfico?

O procedimento é bem rápido, com duração média de 2 minutos. Inclusive, ele pode ser feito no próprio consultório odontológico.

Na hora de fazer a radiografia, o dentista colocará a película radiográfica entre os dentes da maxila superior e os da maxila inferior. Ou seja, você “morderá” a película.

Os flashs radiográficos são liberados e, por fim, as imagens são garantidas para a avaliação do profissional.

As imagens são feitas de forma digital. Por isso também chamamos o exame de radiografia oclusal digital.

Com isso, o dentista pode conferir os resultados das imagens de forma mais complexa e aprofundada, possibilitando um diagnóstico certeiro.

Valor médio

O custo da radiografia oclusal digital varia de acordo com o local que você irá fazer o procedimento. Mas, normalmente, ele fica em torno de 50 reais.

Fique atento: alguns convênios odontológicos podem cobrir o valor parcial ou até total do exame.

Outros exames

Como já vimos, dentro da área de odontologia há muitos procedimentos para diagnosticar quais são os problemas bucais que enfrentamos.

O raio x oclusal é um deles, e ele auxilia o profissional na hora de identificar com precisão qual a alteração bucal. No entanto, também encontramos outros métodos de análise. Eles são:

  • Ortopantomografia ou radiografia panorâmica: é um raio X que permite obter imagens do maxilar superior e inferior. Tem como principal objetivo diagnosticar doenças nos dentes e nos ossos da face;
  • Raio X interproximal: é um exame usado na odontologia e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores; e
  • Radiografia periapical: evidencia as relações entre os dentes e os tecidos, mostrando a anatomia dentária e as estruturas ao redor.

Converse com o seu dentista e veja se você precisa de uma radiografia oclusal ou de um outro exame.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.