Confira qual é a importância da radiografia oclusal na Odontologia
Dentro da área da odontologia, temos que passar por alguns exames para determinar como está a nossa saúde bucal. Um desses procedimentos é a radiografia oclusal.
Esse exame é bastante seguro. Os aparelhos de raio X são mais modernos, há a proteção de aventais de chumbo e uma quantidade muito baixa de radiação. Os filmes utilizados são mais sensíveis e os sensores são digitais, o que também dá mais segurança à técnica. Mas, afinal, o que é a radiografia oclusal?
A radiografia oclusal é um exame de raio x que permite obter imagens da maxila (total, incisivos, caninos, pré-molares e molares, entre outros) e de elementos da mandíbula. Ela tem como principal objetivo analisar casos de pacientes que sofreram perdas dentárias.
Preciso fazer o exame?
Só o seu dentista de confiança pode afirmar se você precisa fazer o exame. No entanto, o procedimento é indicado para pacientes que perderam os dentes em algum momento da vida.
Isso porque o raio x ajuda na verificação de raízes residuais, dentes inclusos (que não sofreram irrupção) ou dentes supranumerários (crescimento de mais de 32 dentes).
Caso tenha dúvidas, visite um profissional e converse com ele sobre o procedimento.
Como é feito o processo radiográfico?
O procedimento é bem rápido, com duração média de 2 minutos. Inclusive, ele pode ser feito no próprio consultório odontológico.
Na hora de fazer a radiografia, o dentista colocará a película radiográfica entre os dentes da maxila superior e os da maxila inferior. Ou seja, você “morderá” a película.
Os flashs radiográficos são liberados e, por fim, as imagens são garantidas para a avaliação do profissional.
As imagens são feitas de forma digital. Por isso também chamamos o exame de radiografia oclusal digital.
Com isso, o dentista pode conferir os resultados das imagens de forma mais complexa e aprofundada, possibilitando um diagnóstico certeiro.
Valor médio
O custo da radiografia oclusal digital varia de acordo com o local que você irá fazer o procedimento. Mas, normalmente, ele fica em torno de 50 reais.
Fique atento: alguns convênios odontológicos podem cobrir o valor parcial ou até total do exame.
Outros exames
Como já vimos, dentro da área de odontologia há muitos procedimentos para diagnosticar quais são os problemas bucais que enfrentamos.
O raio x oclusal é um deles, e ele auxilia o profissional na hora de identificar com precisão qual a alteração bucal. No entanto, também encontramos outros métodos de análise. Eles são:
- Ortopantomografia ou radiografia panorâmica: é um raio X que permite obter imagens do maxilar superior e inferior. Tem como principal objetivo diagnosticar doenças nos dentes e nos ossos da face;
- Raio X interproximal: é um exame usado na odontologia e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores; e
- Radiografia periapical: evidencia as relações entre os dentes e os tecidos, mostrando a anatomia dentária e as estruturas ao redor.
Converse com o seu dentista e veja se você precisa de uma radiografia oclusal ou de um outro exame.