Quitosana é alternativa para tratamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Substância advinda de crustáceos ou insetos pode ser auxiliar para tratamentos odontológicos!

Utilizar materiais de origem natural em tratamentos odontológicos é bom para os pacientes e para o meio ambiente. Por isso, o uso da substância quitosana é uma novidade vantajosa no meio odontológico!

Quem algum dia poderia imaginar que uma substância originada de crustáceos ou insetos seria fundamental para a odontologia? Contudo, os avanços químicos e tecnológicos permitem que, cada vez mais, se estude os benefícios da quitosana para nossa saúde bucal.

Quitosana é resultado da realização de processos químicos com a quitina. Essa quitina, por sua vez, é obtida na carapaça de insetos, crustáceos ou até mesmo alguns fungos. O uso da quitosana na odontologia pode ser um grande avanço para diminuir os riscos de alguns tratamentos odontológicos!

Função da Quitosana na Odontologia

Na odontologia, a quitosana e quitina pode ser utilizada como um biopolímero para promover a regeneração de tecidos em tratamentos odontológicos.

A regeneração da dentina, por exemplo, pode ser auxiliada pela utilização desse biomaterial odontológico. A dentina é um tecido conjuntivo avascular de cor branca ou amarelada.

Ela é formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio em forma de cristais de hidroxiapatita.

Sua função principal é a absorção de impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ainda, esse tipo de polímero pode auxiliar tratamentos odontológicos na aplicação de resinas compostas, instrumentos de moldagens, fios de suturas, dentes artificiais e próteses faciais.

Vantagens da Quitosana

A quitosana conta com uma série de vantagens que promovem o seu uso em consultórios odontológicos.
Entre elas, podemos citar suas propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes.

Além disso, outra importante característica desse material é sua ação coagulante. Isso porque ela faz com que o tempo de coagulação do sangue seja diminuído, encurtando o período de possíveis sangramentos.

Contudo, a principal vantagem desse biomaterial está em sua capacidade anti-microbiana! Isso significa que sua utilização inibe a formação de biofilmes.

Esses biofilmes, por sua vez, se dão pelo acúmulo de bactérias que podem ser extremamente prejudiciais para nossa cavidade oral.

Desse modo, o biofilme também pode receber o nome de placa bacteriana. Ele consiste em uma formação pegajosa e incolor que pode vir a endurecer e formar o tártaro.

Entre outras vantagens, podemos citar o fato de que esse material é biocompatível e biodegradável. Ainda, ele conta com baixo custo, fácil obtenção e pode ser facilmente manipulável em diversas formas.

Essas formas são desde aquelas viscosas, sendo que os géis são exemplos, até suportes celulares elaborados.

Desvantagens da Quitosana

É importante que o profissional da odontologia tenha conhecimentos sobre o uso do material para evitar consequências negativas para o paciente.

Um exemplo dessas possíveis consequências é a obliteração de espaços interfibrilares. Essa obliteração pode ser prejudicial para a regeneração da dentina e comumente acontece quando o material é aplicado de forma excessiva.

Contudo, isso não muda o fato de que, cada vez mais, estudos estão sendo feitos ao redor da boa utilização da quitosana na odontologia. Esse material vem se tornando um dos mais visados para promover o bom tratamento odontológico e fornecer resultados mais eficientes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!