Número de profissionais da área da odontologia é crescente no país
A odontologia é uma profissão de destaque em diversos locais do globo terrestres, inclusive no Brasil. Contudo, você imagina quantos dentistas têm no Brasil?
Ter conhecimento sobre quantos dentistas têm no Brasil não é importante apenas como curiosidade. Essa resposta pode trazer informações sobre o mercado de trabalho odontológico e como ele funciona atualmente.
Se você está se perguntando quantos dentistas têm no Brasil, confira a resposta abaixo!
Afinal, quantos dentistas têm no Brasil?
Segundo levantamento do Conselho Federal de Odontologia, 312.911 é o número total de dentistas do Brasil.
Além disso, a grande maioria dos dentistas brasileiros atua no estado de São Paulo, totalizando o número de 90.786 profissionais.
Em compensação, o Estado com menor número de dentistas no Brasil é o Acre, contanto com 803 profissionais. Estados como Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro apresentam mais de 10.000 profissionais atuantes.
Entre os Estados que contam com número inferior a 10.000 dentistas no Brasil, podemos citar o Espírito Santo (5.982 profissionais), Alagoas (3.055 profissionais), Tocantins (2.179 profissionais) e Sergipe (2.101 profissionais).
Ainda, no Brasil, tanto os profissionais do sexo masculino, quanto os profissionais do sexo feminino demonstram ter preferência pela especialidade odontológica da ortodontia.
Entre outras informações, também é importante assinalar o grande número de empresas de produtos odontológicos existentes no país: totalizando 552.256.
A maioria delas se encontra na região sudeste, liderado por São Paulo, que conta com 140.041 empresas. Em seguida, vem o Estado do Rio de Janeiro, com mais de 64.000 e Minas Gerais, com mais de 62.00 empresas.
Outros membros da equipe odontológica
O Conselho Federal de Odontologia também realizou o levantamento da quantidade de profissionais que integram uma equipe odontológica. São eles os técnicos em saúde bucal e os auxiliares em saúde bucal.
Os técnicos em saúde bucal tem atuação muito abrangente dentro de um consultório odontológico.
Dessa maneira, eles podem realizar um grande números de procedimentos necessários, como a remoção de biofilme e de suturas, por exemplo.
Além disso, eles são responsáveis por realizar a assepsia adequada tanto no momento anterior, quanto no momento posterior de um procedimento odontológico.
Assim, o número total de técnicos em saúde bucal no Brasil é de 29.050 profissionais.
Dessa vez, Sergipe é o Estado com menor número de profissionais dessa área da odonto Brasil, com apenas 108 profissionais.
Já o estado de Minas Gerais é o líder no ranking de quantidade de técnicos em saúde bucal, com um número superior a 4 mil profissionais.
Os auxiliares em saúde bucal são responsáveis por atuar na orientação dos pacientes. Assim, eles os ensinam as melhores formas de precaver o desenvolvimento de doenças infecciosas.
Eles também realizam a desinfecção e esterilização dos instrumentos utilizados em procedimentos odontológicos. No Brasil, o número total de auxiliares em saúde bucal é de 133.738.
Eles estão mais presentes no Estado de São Paulo, onde sua concentração soma 22.515 profissionais. Já o Estado de Roraima conta com uma concentração de apenas 277 profissionais.
Agora que você já sabe quantos dentistas tem no Brasil e outras curiosidades do mercado de trabalho, que tal entrar nesse ramo e se especializar em uma faculdade de odontologia?