Técnico em saúde bucal realiza procedimentos básicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira qual é a formação necessária para virar um técnico em saúde bucal

A área da odontologia é vasta. Há muitos tipos de dentistas e diferentes segmentos no mundo odontológico. Existe, por exemplo, o técnico em saúde bucal (TSB). Vamos descobrir o que ele faz?

Ele atua em clínicas, consultórios odontológicos, espaços de saúde públicos e privados. Mas, afinal, o que é o técnico em saúde bucal?

O técnico em saúde bucal é o profissional que auxilia no atendimento odontológico do paciente. Ele executa tarefas práticas de apoio técnico ao cirurgião-dentista.

Em São Paulo, a profissão de técnico em saúde dos dentes foi regulamentada em 2008 pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO).

Formação profissional do TSB

Em primeiro lugar, o curso técnico em saúde bucal ensinará habilidades práticas essenciais. Como você estará trabalhando com a saúde das pessoas, é importante que você entenda todos os processos.

Mas, fique atento: só pode começar a fazer o curso aqueles que concluíram o ensino médio.

Ainda, o curso, de no mínimo 1200 horas, te dará a certificação para atuar como técnico odontológico. Só assim você pode ter um registro profissional.

Mas, eu preciso do registro profissional? De novo, sim! O profissional precisa estar registrado no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Se você não tiver o registro, você está trabalhando na informalidade. E, você corre o risco de não poder mais atuar na área. Por isso, fique atento!

A inscrição pode ser feita em qualquer Sede e Delegacia Seccional do Conselho Regional de Odontologia mais próximo de você.

Como irei atuar no consultório como técnico?

Algumas das funções do técnico no dia a dia são:

  • Participação em levantamentos e estudos epidemiológicos;
  • Ensinar práticas e técnicas de higiene oral;
  • Prevenir doenças bucais com a aplicação tópica do flúor;
  • Remover biofilme;
  • Supervisionar a atuação do auxiliar em saúde bucal;
  • Fotografar;
  • Remover suturas;
  • Realizar a limpeza e antissepsia dos espaços cirúrgicos antes e depois dos procedimentos invasivos;
  • Aplicar protocolos de biossegurança no manuseio, armazenamento e até descarte dos produtos odontológicos; e
  • Aplicar protocolos de biossegurança no manuseio, armazenamento e até descarte dos resíduos odontológicos.

Mas, é preciso lembrar! O técnico em saúde bucal só poderá atuar na área com a orientação e supervisão do cirurgião-dentista.

Qual a diferença do técnico para o auxiliar de dentista?

O auxiliar de dentista também é conhecido como auxiliar de saúde bucal (ASB).

Ele é o profissional que cuida das atividades rotineiras dentro do consultório, como a organização dos materiais e esterilização. Além de apoiar os dentista responsável e o técnico odontológico em todos os procedimentos.

Enquanto isso, o profissional técnico em saúde bucal pode realizar procedimentos considerados básicos, como a aplicação de selantes. Mas, em ambos os casos, é obrigatório o certificado para conseguir exercer a profissão.

As funções de ambos os profissionais se estendem. Mas, também precisamos falar das limitações.

Enquanto o TSB atua com a supervisão do cirurgião-dentista, o auxiliar em saúde bucal não pode exercer sua profissão sem a supervisão de um cirurgião-dentista ou de um técnico em saúde bucal.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.