Processo DES-RE: remineralização e desmineralização dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O processo DES-RE é responsável pela mineralização e remineralização dos dentes

São diversos os hábitos que podem afetar a saúde dos nossos dentes. O tabagismo pode causar, por exemplo, desmineralização do esmalte. E quando isso ocorre, chamamos de processo DES-RE.

Apesar do processo DES-RE ser considerado comum ao nosso organismo, quando há algum tipo de desequilíbrio que favorece a desmineralização, ele pode causar outros problemas como a cárie.

O processo DES-RE é basicamente é um processo fisiológico de reconstituição dos minerais que, por algum motivo, foram perdidos. Ele acontece quando o pH do esmalte está abaixo de 5,5.

Ou, seja quando o esmalte mais perde íons cálcio e fosfato do que ganha e ocorre a desmineralização.

O Que é o Processo DES-RE?

Esse nome, mais especificamente a sua sigla, significa nada mais do que processo de desmineralização e remineralização.

Normalmente ele acontece quando o meio, podendo ser uma placa ou até mesmo a saliva, está em uma situação em que se encontra extremamente saturado.

A ingestão de muitos açúcares fermentáveis, por exemplo, é um hábito que estimula a saturação desses meios. E é assim que o processo precisa entrar em jogo. Explicaremos mais a seguir exatamente como ele funciona.

Estágios do Processo DES-RE

Essa desmineralização e remineralização do dente tem então todo um passo a passo quando está prestes a ser desenvolvido em nosso meio bucal. As etapas ou estágios que compõem o processo são:

  1. Estágio do equilíbrio dinâmico;
  2. O Estágio da desmineralização;
  3. Estágio da remineralização.

Vamos entender melhor como cada uma dessas três fases funciona e quais suas principais características? Veja a seguir:

Estágio do Equilíbrio Dinâmico

Ele se caracteriza por um equilíbrio no momento em que há a troca iônica que acontece entre o esmalte e o meio ambiente.

Dessa forma, o que acontece é que, a quantidade de íons que é perdida pelo esmalte (DES) é igual ou muito parecida com a que o meio ambiente fornece (RE).

Estágio de Desmineralização

Nesse estágio, é comum que o equilíbrio seja rompido. Porém, isso só costuma acontecer em casos que há uma acentuada ou longa ingestão de carboidratos sem que os dentes sejam imediatamente higienizados.

O que ocorre nessa situação então é que, todo o açúcar presente naqueles alimentos são metabolizados pelas bactérias da placa dental.

Ou seja, se tornam um tipo de alimento para elas, podendo desenvolver cárie dentária e outros problemas.

Estágio de Remineralização

Após o paciente ter sofrido uma episódio de desmineralização, ainda há uma chance de revertê-lo. Então, entre as opções que estão disponíveis para remineralização, encontramos as seguintes situações:

  • O quadro não pode apresentar cavitação;
  • Com presença da placa dental tornada inativa ou com fraca atuação;
  • Sem a presença da placa, em condições naturais ou ainda com uma atuação dirigida.

Na primeira opção, caso exista uma placa dental inativa ou de fraca atuação, que é determinada por um baixa ingestão de carboidratos e uma boa higiene bucal, o potencial de atuação acaba se tornando mais baixo.

Desse modo, é importante que o cirurgião-dentista conheça bem o processo DES-RE, uma vez que é algo muito fácil de se manifestar e comum ao organismo, que acontece no meio bucal.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.