O processo DES-RE é responsável pela mineralização e remineralização dos dentes
São diversos os hábitos que podem afetar a saúde dos nossos dentes. O tabagismo pode causar, por exemplo, desmineralização do esmalte. E quando isso ocorre, chamamos de processo DES-RE.
Apesar do processo DES-RE ser considerado comum ao nosso organismo, quando há algum tipo de desequilíbrio que favorece a desmineralização, ele pode causar outros problemas como a cárie.
O processo DES-RE é basicamente é um processo fisiológico de reconstituição dos minerais que, por algum motivo, foram perdidos. Ele acontece quando o pH do esmalte está abaixo de 5,5.
Ou, seja quando o esmalte mais perde íons cálcio e fosfato do que ganha e ocorre a desmineralização.
O Que é o Processo DES-RE?
Esse nome, mais especificamente a sua sigla, significa nada mais do que processo de desmineralização e remineralização.
Normalmente ele acontece quando o meio, podendo ser uma placa ou até mesmo a saliva, está em uma situação em que se encontra extremamente saturado.
A ingestão de muitos açúcares fermentáveis, por exemplo, é um hábito que estimula a saturação desses meios. E é assim que o processo precisa entrar em jogo. Explicaremos mais a seguir exatamente como ele funciona.
Estágios do Processo DES-RE
Essa desmineralização e remineralização do dente tem então todo um passo a passo quando está prestes a ser desenvolvido em nosso meio bucal. As etapas ou estágios que compõem o processo são:
- Estágio do equilíbrio dinâmico;
- O Estágio da desmineralização;
- Estágio da remineralização.
Vamos entender melhor como cada uma dessas três fases funciona e quais suas principais características? Veja a seguir:
Estágio do Equilíbrio Dinâmico
Ele se caracteriza por um equilíbrio no momento em que há a troca iônica que acontece entre o esmalte e o meio ambiente.
Dessa forma, o que acontece é que, a quantidade de íons que é perdida pelo esmalte (DES) é igual ou muito parecida com a que o meio ambiente fornece (RE).
Estágio de Desmineralização
Nesse estágio, é comum que o equilíbrio seja rompido. Porém, isso só costuma acontecer em casos que há uma acentuada ou longa ingestão de carboidratos sem que os dentes sejam imediatamente higienizados.
O que ocorre nessa situação então é que, todo o açúcar presente naqueles alimentos são metabolizados pelas bactérias da placa dental.
Ou seja, se tornam um tipo de alimento para elas, podendo desenvolver cárie dentária e outros problemas.
Estágio de Remineralização
Após o paciente ter sofrido uma episódio de desmineralização, ainda há uma chance de revertê-lo. Então, entre as opções que estão disponíveis para remineralização, encontramos as seguintes situações:
- O quadro não pode apresentar cavitação;
- Com presença da placa dental tornada inativa ou com fraca atuação;
- Sem a presença da placa, em condições naturais ou ainda com uma atuação dirigida.
Na primeira opção, caso exista uma placa dental inativa ou de fraca atuação, que é determinada por um baixa ingestão de carboidratos e uma boa higiene bucal, o potencial de atuação acaba se tornando mais baixo.
Desse modo, é importante que o cirurgião-dentista conheça bem o processo DES-RE, uma vez que é algo muito fácil de se manifestar e comum ao organismo, que acontece no meio bucal.