DENTISTAS

Processo alveolar é ligado à formação dos dentes

Processo alveolar é ligado à formação dos dentes

Confira aqui como se caracteriza o processo alveolar

Quando os nossos dentes erupcionam, outros processos na nossa boca também estão acontecendo e outros elementos estão se desenvolvendo. Um deles é o processo alveolar.

Nesse artigo iremos entender mais sobre o processo alveolar e a sua importância para a cavidade bucal. Mas, primeiro, vamos entender o que ele é.

O processo alveolar é uma porção espessa e esponjosa. Ela composta pela mandíbula e pela maxila.

Quando o processo alveolar é formado?

Como já vimos, o processo alveolar acontece junto com a erupção dos dentes. Primeiro devemos saber que quando o dente está nascendo, alguns elementos, como o ligamento periodontal, são formados.

Importante: o ligamento periodontal é formado pelas fibras de sharpey e tem função nutricional, formadora, sensorial e física.

Mas, o ligamento periodontal precisa estar ligado a uma inserção óssea. Assim, ao mesmo tempo que o dente começa a ser formado, a arcada alveolar, outro nome para o processo, também é formada.

É preciso lembrar que a arcada é formada pelo osso alveolar e pelos alvéolos dentários. Todos esses componentes suportam os elementos dentais.

Além disso, a arcada alveolar também é formada quando o dente está se desenvolvendo. Por isso, se o dente for perdido, a arcada vai desaparecendo gradualmente. Ou seja, a arcada vai sendo reabsorvida.

Desse modo, o processo é totalmente dependente da formação dos dentes.

Principais funções do processo alveolar

Algumas das principais funções da parte espessa e esponjosa são:

  • Armazenar as raízes dos dentes;
  • Manter os dentes na arcada dentária;
  • Dar suporte aos dentes;
  • Dar suporte durante as pressões oclusais durante contatos dentários, mastigação e até fonética; e
  • Promover inserção óssea para o ligamento periodontal.

Conhecendo mais sobre a erupção dos dentes

Se você ficou com dúvidas sobre como acontece a erupção dos dentes, pode ficar tranquilo! A gente separou umas informações para você. Assim, você entende ainda mais sobre o processo alveolar também.

A primeira informação a saber é que a erupção dentária é um processo fisiológico no qual um dente que está se formando sai de sua posição intraóssea, transpassa a gengiva e alcança sua posição funcional na arcada dentária.

Há 3 fases de erupção dos dentes. Elas são:

  • Pré-eruptiva: é quando o dente encontra-se ainda dentro do osso, sem movimentar-se;
  • Eruptiva: é o momento em que há um movimento intraósseo de modo a exteriorizar o dente;
  • Pós-eruptiva: no instante que o dente toma seu lugar na cavidade bucal, passando a adotar uma função, a da oclusão.

Cuide dos seus dentes!

Depois da formação dos dentes, é necessário cuidados para a manutenção da saúde bucal.

A escovação é essencial. Por isso, escove os dentes depois das refeições e antes de ir dormir. Use escovas de cerdas macias e faça movimentos circulares e suaves.

Também não esqueça de escovar a língua!

Use o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Para completar a limpeza dos dentes e da boca, utilize enxaguantes antissépticos bucais.

Ainda, lembre de ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes para fortalecer os dentes.

E não se esqueça de sempre fazer visitas regulares ao seu dentista de confiança. Ele pode tirar todas as suas dúvidas sobre a erupção dentária e também sobre o processo alveolar.

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também