Prêmio nacional CFO de saúde bucal: saiba detalhes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Disputado e oferecendo uma titularidade importante, é um evento muito esperado pelos dentistas

Após se formarem em uma faculdade de odontologia, muitos profissionais sonham em ganhar premiações da área. O prêmio nacional CFO de saúde bucal é um deles.

Dessa forma, ter em seu currículo um título como o prêmio nacional CFO de saúde bucal pode ser o diferencial para um cirurgião-dentista em certos quesitos.

O prêmio nacional CFO de saúde bucal é uma premiação que visa reconhecer e valorizar os municípios brasileiros que tiveram bons resultados quando falamos de implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Além disso, é ainda uma substituição ao antigo Prêmio Brasil Sorridente.

O Que é o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal?

Sendo realizada já há 14 anos, esse prêmio da área de saúde bucal pública é utilizado como um meio de incentivar melhores práticas de saúde bucal e garantir que os mais necessitados tenham acesso a tratamentos odontológicos.

Com participantes recrutados municipalmente, os que mais investiram em implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal no último ano, são premiados em primeiro lugar com uma cadeira odontológica equipada.

Já os que forem classificados do segundo até o quinto lugar, costumam receber placas alusivas. Os outros inscritos na premiação recebem ainda um certificado de participação.

Entretanto, é possível que os prêmios, critérios de avaliação e requisitos de participação mudem com o passar dos anos. O site oficial do CFO está sempre atualizando todas essas informações.

Como Concorrer ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal?

Para poder participar da premiação e concorrer ao prêmio nacional de saúde pública, os conselhos regionais de odontologia convidam os municípios a participarem do evento. No total são nove categorias concorrentes.

Após todos os candidatos interessados terem preenchido fichas e informações de cadastro, é importante que saibam que os critérios de avaliação são:

  • Financiamento em Saúde
  • Controle Social
  • Política Municipal de Saúde Bucal
  • Assistência Odontológica Básica
  • Assistência Odontológica Especializada
  • Promoção de Saúde Bucal
  • Vigilância em Saúde Bucal
  • Quadro de Pessoal Odontológico
  • Remuneração na Atenção Básica
  • Educação Permanente.

O Que é o CFO?

Como já citamos anteriormente, a sigla CFO significa Conselho Federal de Odontologia. Então, tanto o conselho federal quanto cada conselho regional, conhecidos por CRO, possuem uma autonomia administrativa e financeira.

A finalidade desse grupo de profissionais envolve, principalmente, realizar uma supervisão de ética odontológica por todo o território nacional.

Além disso, têm como objetivo manter uma boa imagem da área, trabalhando e zelando sempre pelo bom conceito da odontologia e de todos que a exercem legalmente.

Para que todos esses objetivos sejam alcançados, esse conselho aplica suas leis por meio de atos normativos, julga processos éticos e centraliza as informações sobre cursos de especialização registrados e reconhecidos.

Alguns desses cursos contam então com as áreas de:

  • O número de inscritos em todo o Brasil
  • Entre Cirurgiões-Dentistas
  • Auxiliar de Saúde Bucal
  • Técnicos em Saúde Bucal
  • Técnicos em Prótese Dentária
  • Auxiliares de Prótese Dentária
  • Clínicas Odontológicas.

Dessa forma, são dez as gerências e setores que estão envolvidas nesse conselho. São elas:

  1. Superintendência Executiva
  2. Gerência Administrativa
  3. Responsáveis pela área Contábil
  4. Gerência Financeira
  5. Setor de gerência de Tecnologia da Informação
  6. Procuradoria Jurídica
  7. Setor de Especialidades
  8. Local de Registros
  9. Área de Compras e Serviços
  10. Setor de Recursos Humanos

Cada uma deles atende diferentes tipos de públicos, presta serviços distintos e tem profissionais qualificados para áreas mais específicas e focadas em um setor. Todas eles concorrem ao prêmio nacional CFO de saúde bucal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.