Disputado e oferecendo uma titularidade importante, é um evento muito esperado pelos dentistas
Após se formarem em uma faculdade de odontologia, muitos profissionais sonham em ganhar premiações da área. O prêmio nacional CFO de saúde bucal é um deles.
Dessa forma, ter em seu currículo um título como o prêmio nacional CFO de saúde bucal pode ser o diferencial para um cirurgião-dentista em certos quesitos.
O prêmio nacional CFO de saúde bucal é uma premiação que visa reconhecer e valorizar os municípios brasileiros que tiveram bons resultados quando falamos de implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Além disso, é ainda uma substituição ao antigo Prêmio Brasil Sorridente.
O Que é o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal?
Sendo realizada já há 14 anos, esse prêmio da área de saúde bucal pública é utilizado como um meio de incentivar melhores práticas de saúde bucal e garantir que os mais necessitados tenham acesso a tratamentos odontológicos.
Com participantes recrutados municipalmente, os que mais investiram em implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal no último ano, são premiados em primeiro lugar com uma cadeira odontológica equipada.
Já os que forem classificados do segundo até o quinto lugar, costumam receber placas alusivas. Os outros inscritos na premiação recebem ainda um certificado de participação.
Entretanto, é possível que os prêmios, critérios de avaliação e requisitos de participação mudem com o passar dos anos. O site oficial do CFO está sempre atualizando todas essas informações.
Como Concorrer ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal?
Para poder participar da premiação e concorrer ao prêmio nacional de saúde pública, os conselhos regionais de odontologia convidam os municípios a participarem do evento. No total são nove categorias concorrentes.
Após todos os candidatos interessados terem preenchido fichas e informações de cadastro, é importante que saibam que os critérios de avaliação são:
- Financiamento em Saúde
- Controle Social
- Política Municipal de Saúde Bucal
- Assistência Odontológica Básica
- Assistência Odontológica Especializada
- Promoção de Saúde Bucal
- Vigilância em Saúde Bucal
- Quadro de Pessoal Odontológico
- Remuneração na Atenção Básica
- Educação Permanente.
O Que é o CFO?
Como já citamos anteriormente, a sigla CFO significa Conselho Federal de Odontologia. Então, tanto o conselho federal quanto cada conselho regional, conhecidos por CRO, possuem uma autonomia administrativa e financeira.
A finalidade desse grupo de profissionais envolve, principalmente, realizar uma supervisão de ética odontológica por todo o território nacional.
Além disso, têm como objetivo manter uma boa imagem da área, trabalhando e zelando sempre pelo bom conceito da odontologia e de todos que a exercem legalmente.
Para que todos esses objetivos sejam alcançados, esse conselho aplica suas leis por meio de atos normativos, julga processos éticos e centraliza as informações sobre cursos de especialização registrados e reconhecidos.
Alguns desses cursos contam então com as áreas de:
- O número de inscritos em todo o Brasil
- Entre Cirurgiões-Dentistas
- Auxiliar de Saúde Bucal
- Técnicos em Saúde Bucal
- Técnicos em Prótese Dentária
- Auxiliares de Prótese Dentária
- Clínicas Odontológicas.
Dessa forma, são dez as gerências e setores que estão envolvidas nesse conselho. São elas:
- Superintendência Executiva
- Gerência Administrativa
- Responsáveis pela área Contábil
- Gerência Financeira
- Setor de gerência de Tecnologia da Informação
- Procuradoria Jurídica
- Setor de Especialidades
- Local de Registros
- Área de Compras e Serviços
- Setor de Recursos Humanos
Cada uma deles atende diferentes tipos de públicos, presta serviços distintos e tem profissionais qualificados para áreas mais específicas e focadas em um setor. Todas eles concorrem ao prêmio nacional CFO de saúde bucal.