Postura corporal pode afetar diretamente a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além de trazer diversos problemas para nosso corpo, a postura incorreta afeta os dentes

Você já prestou atenção em sua postura corporal hoje? É interessante mantê-la sempre ereta, não importa onde você esteja.

Apesar disso, muitas pessoas acabam se distraindo ou até mesmo relaxando e esquecem de exercer uma postura corporal correta. São nessas situações que pode ocorrer algum problema. Mas como isso se relaciona com a nossa saúde bucal?

A postura corporal afeta diretamente a nossa boca. Estudos relatam que deixar as suas costas curvadas pode resultar em apinhamento dentário.

Como a saúde bucal é influenciada pela postura corporal incorreta?

Diversos estudos relatam que existe uma estreita relação entre a nossa boca e o posicionamento de nossas costas.

Nossos dentes são posicionados de forma padronizada dentro da arcada dentária. Uma vez que esse padrão é alterado, ocorre o que chamamos de má oclusão dentária.

Esse problema possui inúmeras causas, e entre elas, podemos citar a má postura. Isso ocorre pois a coluna está ligada a diversos músculos e ossos que também se associam a arcada dentária.

Assim, uma disfunção proveniente da coluna vertebral pode afetar não somente os dentes como também diversas adjacentes a essa região.

Alguns especialistas ainda indicam que pode acontecer o contrário: um problema originário de nossa cavidade bucal pode interferir diretamente em nossa postura.

Em algumas ocasiões, quando o paciente sofre com disfunções temporomandibulares, um incômodo na articulação que liga o maxilar inferior ao crânio, pode ser que o problema reflita em dores nas suas costas e pescoço.

Como evitar esse tipo de problema?

A má oclusão dentária pode ser causada por fatores como:

  • Mau alinhamento dos dentes;
  • Ausência de um ou mais dentes;
  • Desgastes causados, por exemplo, pelo bruxismo;
  • Fraturas nos dentes.

Assim, para evitar problemas de postura relacionados à anomalias bucais é preciso identificar a causa.

Para problemas como a falta de alinhamento dos dentes, o ortodontista pode indicar o tratamento ortodôntico.

Em casos de ausência ou fratura dentária, boas alternativas são a colocação de implantes ou a realização de restaurações.

Se o fator causador for o desgaste dentário causado pelo bruxismo, o paciente pode utilizar uma placa de proteção dental, que inibe o ato de ranger os dentes durante a noite.

Outros problemas causados pela má postura corporal

Além de anomalias bucais, a postura também pode trazer adversidades para diversas áreas de nosso corpo. As mais comuns são:

  • Fortes dores nas costas;
  • Lesões graves na coluna;
  • Aumento da gordura localizada;
  • Mal estar;
  • Hérnia de disco;
  • Escoliose;
  • Problemas respiratórios.

Assim, fora os procedimentos já citados, para manter uma postura correta, existem algumas dicas que você pode seguir, como:

  1. Evitar trabalhar, estudar e comer com o tronco inclinado para frente. Sempre que estiver sentado, busque manter uma postura ereta;
  2. Durma virado para o lado. Uma maneira de proteger a sua coluna é dormir de lado, com um travesseiro apoiando a cabeça e outro entre as pernas;
  3. Ao andar, sempre apoie o peso de seu corpo em ambos os pés. Assim, o peso fica distribuído e não prejudica a sua coluna;
  4. Sempre carregar malas ou bolsas apoiadas em ambos os ombros.

Você também pode praticar exercícios físicos diariamente. Dessa forma, você fortalece os músculos das costas e do abdômen, favorecendo uma correta postura corporal.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!