Saúde oral e atividade física exigem equilíbrio e cuidados

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Problemas odontológicos dificultam a realização de exercícios físicos

Os médicos recomendam e todos sabemos que realizar atividade física com frequência é essencial para melhorar nossa qualidade de vida. Pode ser um esporte, uma dança, as opções para movimentar o corpo são várias.

Contudo, é preciso tomar cuidado para manter m equilíbrio a relação entre a saúde dos dentes e da boca e a atividade física.

Nem todos sabem disso, mas uma atividade física pode ser impactada ou até mesmo atrapalhada caso a sua saúde bucal não esteja em dia. Desse modo, vamos conhecer quando elas entram em colisão.

Impactos da Atividade Física na Saúde Bucal

Atividade física e saúde bucal têm uma relação mais forte do que muitos imaginam! Manter o corpo em movimento gera uma série de benefícios para a saúde em geral e, consequentemente, para a saúde oral.

Contudo, o descaso com a saúde dos dentes pode atrapalhar a realização dos exercícios físicos.

É comprovado que casos de cárie, gengivite ou outras doenças causadas pela ação de bactérias podem provocar desconfortos intensos durante a realização de uma atividade física.

Além disso, esses problemas são agravados pelo consumo excessivo de barras energéticas ou bebidas esportivas, por exemplo. Isso porque esses produtos tendem a conter um alto teor de açúcar.

Problemas Bucais e Atividades Físicas

Outras questões que podem dificultar a relação entre atividade física e saúde dos dentes, são:

  • Má oclusão dentária: casos de má oclusão dentária, nos quais as pessoas apresentam dentes desalinhados em sua arcada dental, também geram impactos negativos para a realização de exercícios físicos. Dessa maneira, dentes tortos afetam a musculatura da face e do pescoço de forma negativa, o que faz com que a região fique desequilibrada. Uma das consequências desse desequilíbrio é a possível dificuldade para respirar. Respirando com maior dificuldade, o praticante das atividades físicas apresenta queda em seu rendimento.
  • Consumo de suplementos vitamínicos: o consumo de whey protein e outros tipos de suplementos vitamínicos, como os suplementos cítricos, também colocam em risco a saúde bucal. Isso porque essas substâncias tendem a conter grande quantidade de proteínas. Quando consumidas em excesso, acarretam o mau hálito, também conhecido como halitose. Uma vez que as bactérias presentes na boca se alimentam das proteínas e liberam os gases geradores do cheiro desagradável. Quanto ao consumo de suplementos cítricos, o risco que se ocorre é o de desgaste e erosão dos dentes.
  • Respiração bucal: a respiração bucal também é um problema que pode afetar tanto a saúde bucal, quanto o rendimento durante atividades físicas. Isso se dá pela posição incorreta da língua.

Riscos das Atividades Físicas na Saúde Bucal

O risco de impactos e traumas é grande durante a realização de uma atividade física. Isso pode acontecer durante durante quedas ou acidentes, por exemplo

Por isso, é importante que os esportistas ou até mesmo aqueles que praticam exercícios por conta própria estejam sempre preparados para que esse tipo de impacto não interfira em sua saúde bucal.

Dessa maneira, é bastante indicado o uso de um protetor bucal durante a realização da atividade. O protetor bucal é uma espécie de aparelho para os dentes que visa protegê-los.

Ele faz isso através da redução do impacto de uma pancada, impedindo que ele afete os dentes. Os protetores bucais vendidos para pessoas que praticam atividade física podem ser comuns ou feitos sob medida.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.