Polieteretercetona e sua relação com a odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um polímero de alta performance, possui inúmeras aplicações por conta de suas propriedades

Além de ser um material extremamente resistente a umidade e calor, o polieteretercetona possui importantes características para aplicações de finalidade ortopédica.

Uma das principais qualidades do polieteretercetona é o fato de ser biocompatível. A resistência à altas temperaturas e umidade também é algo atrativo para profissionais na hora da compra do material.

O polieteretercetona é um composto poliaromático com cadeia linear e semicristalino. Demonstra ainda uma ótima qualidade de rigidez, durabilidade, além de resistir química e fisicamente bem.

Propriedades e Especificações do Polieteretercetona

O material conhecido também pela sigla PEEK, são tão bem recomendados pois oferecem:

  • Alta resistência à temperatura;
  • Resistência química excepcional;
  • Boa resistência de radiação;
  • Resistência excepcional a desgaste e abrasão;
  • Pouca fumaça e baixa emissão de gases tóxicos;
  • Excelente resistência à hidrólise, ou seja, resistência ao vapor geralmente usado no processo de esterilização.

Áreas de Aplicação do Polieteretercetona

Os mais variados e diversos setores fazem uso desse polímero. Entre os principais e suas características podemos encontrar:

Produção de Aeronaves

Seu principal objetivo nessa categoria é reduzir o tempo de produção. A utilização de componentes poliméricos no lugar de metálicos é a responsável por isso, além de reduzir também o peso.

Ambos os fatores são capazes de proporcionar uma redução de custo, o que é sempre buscado em qualquer projeto de engenharia.

Os compostos com PEEK são utilizados há anos na industria aeroespacial por fabricantes renomados. Assim, esse material é utilizado em portas e tubos que protegem cabos de alta tensão.

Dessa forma, é possível utiliza-lo também como matéria-prima para suportes hidráulicos e de combustível para as asas, caixa central e tanques de combustível, podendo reduzir o peso em 40%.

Motores Feitos a Partir de Polímeros

Nesse caso, o material mais comum de ser utilizado é o alumínio.

Porém, com a busca de novas opções encontrou-se o PEEK, que consegue aliar redução de tamanho do motor e também o suporte de altas temperaturas de trabalho.

Dessa forma, além de oferecer uma ótima resistência química para combustíveis e desempenho mecânico confiável, é outra situação em que há redução significativa no peso.

Influência na Indústria de Petróleo e Gás

São utilizados na produção de ferramentas de alto desempenho para a perfuração e criação de poços.

Os principais benefícios que aparecem de maneira imediata após a aplicação desse material, consistem em operações mais fáceis, mais rápidas e mais eficientes.

Além disso, o material possui ainda uma baixa expansão térmica, ou seja, possuem uma maior tolerância de projeto mais apertadas.

E Qual o Uso do Polieteretercetona na Odontologia?

Na área da saúde, mais especificamente da odontologia, o PEEK é muito comum de ser utilizado como pilares provisórios de próteses suportadas por implante.

Dessa forma, o implante dentário de PEEK apresenta bons resultados, eficácia e efetividade nos procedimentos em que esta envolvido.

Os principais benefícios que oferece para essa área são:

  • Baixo peso;
  • Propriedades elásticas semelhantes ao osso humano;
  • Baixa corrosão e absorção de água;
  • Ausência de condutividade térmica e elétrica;
  • Absorção dos impactos mastigatórios;
  • Não apresenta de reações alérgicas.

Então, as principais aplicações odontológicas de polieteretercetona são pilares protéticos, armações de próteses parciais removíveis e restaurações livres de metal.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.