Um polímero de alta performance, possui inúmeras aplicações por conta de suas propriedades
Além de ser um material extremamente resistente a umidade e calor, o polieteretercetona possui importantes características para aplicações de finalidade ortopédica.
Uma das principais qualidades do polieteretercetona é o fato de ser biocompatível. A resistência à altas temperaturas e umidade também é algo atrativo para profissionais na hora da compra do material.
O polieteretercetona é um composto poliaromático com cadeia linear e semicristalino. Demonstra ainda uma ótima qualidade de rigidez, durabilidade, além de resistir química e fisicamente bem.
Propriedades e Especificações do Polieteretercetona
O material conhecido também pela sigla PEEK, são tão bem recomendados pois oferecem:
- Alta resistência à temperatura;
- Resistência química excepcional;
- Boa resistência de radiação;
- Resistência excepcional a desgaste e abrasão;
- Pouca fumaça e baixa emissão de gases tóxicos;
- Excelente resistência à hidrólise, ou seja, resistência ao vapor geralmente usado no processo de esterilização.
Áreas de Aplicação do Polieteretercetona
Os mais variados e diversos setores fazem uso desse polímero. Entre os principais e suas características podemos encontrar:
Produção de Aeronaves
Seu principal objetivo nessa categoria é reduzir o tempo de produção. A utilização de componentes poliméricos no lugar de metálicos é a responsável por isso, além de reduzir também o peso.
Ambos os fatores são capazes de proporcionar uma redução de custo, o que é sempre buscado em qualquer projeto de engenharia.
Os compostos com PEEK são utilizados há anos na industria aeroespacial por fabricantes renomados. Assim, esse material é utilizado em portas e tubos que protegem cabos de alta tensão.
Dessa forma, é possível utiliza-lo também como matéria-prima para suportes hidráulicos e de combustível para as asas, caixa central e tanques de combustível, podendo reduzir o peso em 40%.
Motores Feitos a Partir de Polímeros
Nesse caso, o material mais comum de ser utilizado é o alumínio.
Porém, com a busca de novas opções encontrou-se o PEEK, que consegue aliar redução de tamanho do motor e também o suporte de altas temperaturas de trabalho.
Dessa forma, além de oferecer uma ótima resistência química para combustíveis e desempenho mecânico confiável, é outra situação em que há redução significativa no peso.
Influência na Indústria de Petróleo e Gás
São utilizados na produção de ferramentas de alto desempenho para a perfuração e criação de poços.
Os principais benefícios que aparecem de maneira imediata após a aplicação desse material, consistem em operações mais fáceis, mais rápidas e mais eficientes.
Além disso, o material possui ainda uma baixa expansão térmica, ou seja, possuem uma maior tolerância de projeto mais apertadas.
E Qual o Uso do Polieteretercetona na Odontologia?
Na área da saúde, mais especificamente da odontologia, o PEEK é muito comum de ser utilizado como pilares provisórios de próteses suportadas por implante.
Dessa forma, o implante dentário de PEEK apresenta bons resultados, eficácia e efetividade nos procedimentos em que esta envolvido.
Os principais benefícios que oferece para essa área são:
- Baixo peso;
- Propriedades elásticas semelhantes ao osso humano;
- Baixa corrosão e absorção de água;
- Ausência de condutividade térmica e elétrica;
- Absorção dos impactos mastigatórios;
- Não apresenta de reações alérgicas.
Então, as principais aplicações odontológicas de polieteretercetona são pilares protéticos, armações de próteses parciais removíveis e restaurações livres de metal.