O plano oclusal tem influência principalmente na Ortodontia e Ortopedia Facial
São diversos os casos de pacientes que chegam até o consultório e apresentam a má oclusão dentária. O plano oclusal faz parte então de um dos tratamentos para tal problema.
Dessa forma, é fundamental que o cirurgião-dentista conheça tudo sobre o plano oclusal e como utilizá-lo nos casos em que for necessário.
O plano oclusal é estabelecido por meio de uma linha reta que é traçada da oclusal do último dente inferior erupcionado até a borda incisal dos dentes incisivos centrais inferiores.
Neste artigo iremos explicar mais sobre os procedimentos que o envolvem o plano oclusal e como ele auxilia os profissionais da área.
O Que é o Plano Oclusal?
O plano de oclusão dentária é extremamente importante nas áreas da Ortodontia e também da Ortopedia Facial. Isso se deve ao fato de que está relacionado com:
- Etiologia
- Diagnóstico
- Plano de tratamento. Todos de uma má oclusão.
Além disso, ele é muito influente também na obtenção da harmonia facial funcional quando o tratamento ortodôntico chega ao fim.
A rotação do plano oclusal no sentido anti-horário, resulta então em um fechamento de mordida. Já a que vai no sentido horário, significa abertura de mordida.
A inclinação do plano oclusal interfere na dinâmica dos movimentos mandibulares em combinação com a inclinação das guias da cabeça da mandíbula e incisal.
Esses são os determinantes da funcionalidade da dentição durante os movimentos bordejantes.
Alterações
Existem alguns fatores que podem causar certas alterações e exigirem então um restabelecimento do plano oclusal. Hábitos como chupar o dedo ou até mesmo a chupeta, são um exemplo.
Além disso, a interposição lingual e certos distúrbios respiratórios podem interferir na inclinação do plano oclusal.
Entretanto, um tratamento terapêutico, seja ele ortodôntico ou ortopédico, pode ser utilizado para realizar a correção da má oclusão.
Em Próteses Totais
Uma das alterações e restabelecimentos desse plano mais comuns, estão nos casos que envolvem a prótese dentária.
Alguns pontos são fundamentais para que esse procedimento nas próteses sejam realizados com sucesso e sem maiores complicações, tanto para o paciente quanto para o profissional.
Desse modo, podemos citar como exemplos:
- A harmonia da oclusão da prótese total com as demais estruturas do sistema estomatognático é muito importante para que este se mantenha então equilibrado;
- A obtenção de uma oclusão balanceada é fundamental para o sucesso das próteses totais;
- Durante o processamento das próteses totais podem ocorrer mudanças nas dimensões que podem modificar o esquema oclusal obtido a partir de uma montagem dos dentes em cera;
- Quando as próteses forem ser entregues ao paciente, é indispensável que o dentista realize o ajuste oclusal, uma vez que é fundamental para o restabelecimento de um esquema oclusal favorável;
Além disso, nesse procedimento, o cirurgião-dentista conta com a ajuda da bandeira de Broadrick.
Ela, nada mais é então, do que um instrumento que serve para auxiliar a determinar da curva de Spee em reabilitação oral e protéticas.
Dessa forma, ter conhecimento das técnicas do plano oclusal e saber lidar com ele fazem toda a diferença na hora do tratamento. Oferecendo os melhores resultados aos seus pacientes!