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Por que ter um plano de marketing odontológico?

Por que ter um plano de marketing odontológico?

Saiba mais sobre como realizar um bom plano de marketing odontológico e quais são os benefícios que ele proporciona

Quando falamos sobre o mercado de trabalho odontológico, não há novidade em dizer que existe grande concorrência na área, o que dificulta o alcance aos clientes. Mas, para reverter essa situação, é possível fazer um plano de marketing.

O plano de marketing precisa ser muito bem esquematizado para alcançar o resultado esperado, tendo em vista a dificuldade de fidelizar pacientes. Se não for feito da maneira correta, o dentista terá apenas gastos extras e não conseguirá alavancar o número de pacientes.

Plano de marketing é um conjunto de estratégias tomadas com o objetivo de aumentar o número de pacientes e, por consequência, o faturamento do consultório odontológico.

Esses objetivos podem ser para para o mesmo ano ou para os seguintes. Não existe uma regra quanto ao tempo para consumar as metas. O que importa realmente é colocar as medidas em prática e concluí-las.

Dessa forma, o marketing odontológico pode ajudar em pontos como o planejamento financeiro do consultório ou da clínica, por exemplo.

De tal forma, é possível dizer também que a aplicação de um planejamento de marketing na odontologia funciona como um passo a passo para chegar ao benefício desejado.

Agora, se você deseja saber mais sobre este assunto, continue conosco e confira nossas dicas sobre como criar um bom plano, como colocá-lo em prática e também quais são as vantagens que ele pode trazer.

Vamos lá?

Como elaborar Plano de Marketing para dentistas?

Por se tratar de uma estratégia que demanda algumas atividades específicas, é necessário que seja feita uma organização das ideias para poder alcançar o objetivo final.

Sendo assim, a pergunta que surge agora é: quais as etapas do plano de marketing?

Para responder isso, fizemos uma lista na qual explicamos o passo a passo para poder definir as metas desejadas. Veja:

  1. Analise a situação atual da empresa: avalie como andam os recursos financeiros, humanos e materiais, o sistema de dados, quais serviços são oferecidos (em quantidade e qualidade), preços e comunicação;
  2. Público-alvo: conheça os pacientes, tendo em consideração pontos como perfil, como chegam até o consultório, quais tratamentos são mais procuram, se o preço é valorizado e quais vantagens a clínica oferece;
  3. Levante pontos positivos e que precisam de melhoras: qual o diferencial que sua clínica oferece? O que pode melhorar? O mercado oferece oportunidades ao seu negócio? Fatores externos podem afetar seu trabalho?
  4. Defina qual é o objetivo almejado: passo fundamental para obter resultado. Portanto, calcule os recursos necessários, entenda qual é a melhor comunicação com os clientes e defina qual o propósito final;
  5. Como agir para alcançar as metas: por fim, é necessário entender o que precisa ser feito para que os resultados apareçam.

Todavia, é preciso lembrar que esse último passo varia conforme o que se deseja. Por conta disso, pode ser necessário criar contas em redes sociais, desenvolver conteúdos, instituir parcerias, entre outras atitudes.

De toda forma, um ponto muito importante para que os resultados sejam conquistados é que o responsável pela criação do plano de marketing para dentistas acompanhe todo o processo.

Essa ação é necessária para poder analisar se está dando certo ou se é hora de mudar a forma de agir. Então, a recomendação é que isso seja feito com frequência para que o propósito seja alcançado com mais rapidez.

Como colocar o Plano de Marketing em prática?

Agora que você já sabe como elaborar um plano de marketing, a dúvida que fica é sobre colocar tudo o que foi idealizado em prática.

No entanto, para isso, é necessário pensar em qualidade, e não em quantidade.

Afinal, de nada adianta ter uma agenda cheia de consultas sem oferecer um bom atendimento ao cliente. E isso se dá uma vez que a boa execução de um serviço é justamente o que fará com que uma pessoa retorne ao seu consultório.

Além disso, também não adianta ter a carga horária cheia, mas sem receber pelos pagamentos dos serviços.

Então, a primeira atitude para poder colocar em prática o plano de marketing para clínica odontológica é trabalhar empenhado e de maneira respeitável, oferecendo bons resultados.

Assim, o nome do consultório crescerá no ramo, aumentando o número de pacientes e, consequentemente, fidelizando-os caso o atendimento seja de alta qualidade.

O dentista deve explicar detalhadamente o tratamento para o paciente, com objetivos claros e palpáveis. Metas inalcançáveis só irão gerar mais obstáculos para o consultório, aborrecendo quem pagou pelo atendimento.

Ser transparente ao máximo ajuda o paciente a manter os pés no chão e a colaborar ainda mais.

Qual é a principal dica para obter resultados?

A principal dica que podemos elencar para que esse procedimento dê certo é um ponto que citamos anteriormente: acompanhar e analisar os resultados, mesmo que sejam pequenos no primeiro momento.

Dessa forma, é possível ter ciência sobre a eficácia das atitudes que foram tomadas, além de permitir também realizar uma modificação mais rápida caso necessário.

Após melhorar o atendimento, o próximo passo que pode ajudar é investir em um site e em redes sociais, principalmente no Instagram. Manter a comunicação com os clientes é um ponto bastante valorizado dentro do plano de marketing digital para clínica odontológica.

Quais são os benefícios que o Plano pode trazer?

Os possíveis benefícios que o plano de marketing para consultório odontológico oferece são:

  • Atrair mais pacientes;
  • Conseguir parcerias com investidores e empresas;
  • Criar conteúdos relevantes;
  • Alcançar uma imagem moderna dentro do meio.

Não podemos esquecer também do papel do marketing para dentistas, que faz bastante diferença na hora do paciente trocar de dentista. Ter renome aumenta as chances de conseguir mais pacientes.

Ser atencioso e dedicado é uma ótima dica para cativar os pacientes, fazendo-os se sentirem confortáveis.

Por fim, lembre-se: é necessário sempre ter paciência e objetivos bem definidos para que dê certo.

O que você está esperando para criar o seu plano de marketing e conquistar mais clientes? Comece agora mesmo e veja o número de pacientes subir!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

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