Plano de Camper: quais suas características e funções?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O plano Camper é uma referência usada principalmente em tratamentos de má oclusão

No dia a dia em um consultório odontológico são muitos os pacientes que apresentam problemas de má oclusão. O plano de Camper normalmente está envolvido nesse problema.

Dessa forma, é muito importante que o cirurgião-dentista conheça bem tudo que for possível sobre o plano de Camper, caso algum paciente precise de tratamento nessa região.

O plano de Camper é nada mais do que uma linha nasal anterior que vai até a porção superior do pório. Em alguns casos, é representado também desde a asa do nariz até a área em que se localiza o trágus.

Neste artigo iremos explicar mais sobre ele e como influencia em tratamentos odontológicos!

O Que é o Plano de Camper?

Como já estávamos explicando anteriormente, esse plano oclusal é também considerado paralelo ao plano oclusal da arcada superior.

Entretanto, ele tem um ângulo que forma aproximadamente dez graus em relação ao plano horizontal de Frankfurt. Porém, isso só acontece quando o mesmo é observado a partir do plano sagital médio.

Dessa forma, existem então duas características essenciais que estão presentes nesse considerado plano de orientação. São elas:

  1. Craneométrico: ele se localiza desde o conduto auditivo externo até a espinha nasal anterior;
  2. Protético: é quando ocorre a projeção desse plano principalmente nos tecidos moles. Esses estão então geralmente formados pelo trágus e pela asa do nariz.

É importante que o cirurgião-dentista consiga então diferenciar rápido qual o caso e onde ele se localiza, qual área atinge. Assim, realiza um diagnóstico certeiro para o paciente, iniciando o tratamento o quanto antes.

Mais Sobre o Plano Oclusal

Esse plano é caracterizado por uma linha reta que é traçada da região oclusal do último dente inferior erupcionado até a borda incisal dos incisivos centrais inferiores.

Dessa forma, existem duas situações. Uma delas é quando a rotação do plano está em sentido anti-horário, assim classifica um fechamento de mordida. Quando está em sentido horário, indica uma abertura de mordida.

Além disso, é também muito importante para que haja uma boa harmonia funcional ao fim de um tratamento de ortodontia.

Para que isso ocorra, os slots dos braquetes superiores e inferiores,  assim como as bordas incisais dos incisivos superiores e as bordas incisais dos incisivos inferiores devem estar paralelo ao plano oclusal.

Linha de Camper no Plano Oclusal

A linha de Camper trata-se de uma linha imaginária que vai da borda inferior da asa do nariz e se estende até algum ponto que foi então definido do trágus, na orelha. Geralmente, se localiza a partir da ponta dessa região.

É utilizada frequentemente com um terceiro ponto no trágus oponente. Então, o objetivo que ambos trabalhando juntos têm é de estabelecer o plano de Camper.

Essa linha é algo que deve ser muito bem analisada e estar posicionada, por exemplo, quando o profissional for realizar algum exame radiológico no paciente.

Dessa forma, ao realizar um raio-x da região da maxila em um exame de plano de Camper, é importante observar e certificar-se que a linha está em paralelo ao chão.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.