Pino de fibra de quartzo traz inúmeros benefícios aos pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda para que servem esses dispositivos e como eles funcionam

Você já ouviu falar sobre o pino de fibra de quartzo? Sabe qual é a finalidade de sua utilização ou até mesmo como instalá-los?

O pino de fibra de quartzo é uma técnica revolucionária e que está em alta nos consultórios odontológicos. Eles trazem diversos benefícios, tanto aos pacientes quanto aos dentistas.

Pino de fibra de quartzo é confeccionado a partir de fibra de quartzo e resina epóxica, com formato cônico e de superfície micro porosa.

Por serem fabricados a partir de fibra de quartzo, ao invés de fibra de vidro ou carbono, esses pinos possuem uma combinação incomparável entre baixo módulo de elasticidade e alta resistência à fratura.

Assim, é possível dizer que o material é o mais seguro dos pinos de fibra encontrados no mercado.

Ele apresenta superfícies que com graus variados de texturização, superfície com micro retenções, e alguns modelos possuem até mesmo canaletas e sulcos para proporcionar retenção mecânica adicional.

Benefícios e Vantagens dos Pinos de Fibra de Quartzo

Agora iremos conhecer alguns dos benefícios que, consequentemente, proporcionam algumas vantagens aos pacientes que usufruem do tratamento com pino de fibra de quartzo:

  1. Sua alta resistência flexural promove uma alta resistência a fraturas. Dessa forma, o paciente pode realizar qualquer atividade com extrema segurança;
  2. Seu baixo módulo de elasticidade se assemelha bastante ao da dentina natural do usuário. Assim, é possível dizer que o produto ajuda a prevenir fraturas radiculares;
  3. Quando utilizado de forma clínica, o pino possui uma maior vida útil. Isso pois ele, em média, é cinco vezes maior que os pinos de fibra convencionais, possuindo alta resistência a fadiga;
  4. Ele é facilmente identificado em radiografias uma vez que sua radiopacidade é diferenciada. Isso proporciona uma melhor visualização para o profissional, facilitando o seu trabalho;
  5. Altamente estético, uma vez que é extremamente translúcido, proporcionando uma transmissão de luz muito boa;
  6. Possui formato anatômico, aumentando a adaptação às paredes do canal e, consequentemente conservando a dentina com mais qualidade;
  7. É embalado individualmente, proporcionando uma maior higiene e podendo ser autoclave. Isso traz muita segurança ao paciente;
  8. Pode ser removido atraumaticamente em minutos, de modo bastante seguro. Assim, é possível conservar a dentina.

Como Utilizar o Pino de Fibra de Quartzo?

Agora iremos explicar o passo a passo da instalação de pino de quartzo. Acompanhe:

  1. O primeiro passo é realizar a preparação do conduto radicular;
  2. Em seguida, o ideal é selecionar o pino mais adequado ao tratamento. O profissional deve observar o tamanho do material e a situação do dente a ser tratado;
  3. O terceiro passo é determinar o comprimento da futura coroa, remover o material obturador e modelar o canal. Ao finalizar estes procedimentos, o ideal é testar o pino, assegurando que ele ficará corretamente assentado no canal;
  4. Higienize o pino com álcool, condicione o conduto e dentina expostos por 15 segundos e em seguida lave a região por 10 segundos. Remova o excesso de água com papel absorvente, porém, o ideal é manter a superfície úmida.
  5. Aplique primer no interior do conduto e na dentina, misture o cimento e leve-o ao interior do conduto e assente o pino imediatamente. O ideal nesse momento é fotopolimerizar o dente por 1 minuto, exercendo uma leve pressão sobre ele para garantir firmeza ao pino de fibra de quartzo.
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.