Como o pilates ajuda o dentista a não ter problemas na coluna?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O pilates oferece benefícios para a postura do dentista, prevenindo e tratando problemas nas costas

Atualmente, tem sido cada vez mais comum que pessoas fiquem com uma postura inadequada, incluindo profissionais como dentistas. Para corrigir o problema, uma possível indicação é o pilates.

Além de corrigir a postura, o pilates oferece uma série de benefícios para quem o faz.

Pilates é o nome dado a um tipo de atividade física que tem como objetivo controlar e fortalecer os músculos do corpo por meio de exercícios e alongamentos, o que melhorar o tônus muscular, gerando maior flexibilidade ao corpo.

Dessa forma, alguns médicos consideram essa prática como uma forma de terapia.

Por que o pilates ajuda o dentista a não desenvolver lesões na postura?

Sabendo que os exercícios de Pilates melhoram a musculatura do corpo e oferecem diversos benefícios para o corpo, a prática tem sido uma muito recomendada. A aplicação de pilates para dentistas proporciona melhoras nos seguintes pontos:

  • Postura;
  • Mobilidade e flexibilidade da espinha;
  • Maior distribuição de contrações ligeiras do músculo quando está em estado de repouso;
  • Fortalecimento da região do abdômen;
  • Estabilidade para os ombros;
  • Melhora na saúde de articulações.

A prática também aperfeiçoa a coordenação motora, o que auxilia muito no dia a dia dos profissionais de odontologia.

Indicações e contraindicações do pilates

Exercícios e alongamentos feitos pelo pilates podem ser praticados por qualquer pessoa. Mas, na grande maioria, é indicado para pessoas que possuem problemas nas articulações, que sofrem lesões após realizar atividades físicas ou com problemas de saúde.

Os exercícios praticados são diferentes entre as pessoas, tendo como base fatores como condição física, energia, habilidade e idade.

Então, a não ser a pessoa tenha um quadro muito específico, não existem contraindicações para praticar pilates, como as grávidas, que, se não realizavam exercícios antes da gravidez, devem tomar cuidados.

Por isso, ouça um profissional da saúde antes, ele irá dizer o que você pode fazer de melhor.

Uma sessão de pilates por semana já é suficiente para alcançar os objetivos desejados. O tempo varia entre 50 e 60 minutos por sessão, mas existem aulas mais longas como o Power Pilates, que dura uma hora e meia, e mais curtas, como o Fast Pilates, que tem apenas 30 minutos.

Principais lesões causadas por má postura

Engana-se quem pensa que uma má postura gera apenas dor nas costas. Confira quais são todas as contusões que podem ser causadas:

  1. LER (lesões por esforço repetitivo);
  2. DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho);
  3. Longa do bíceps;
  4. Tendinite no músculo supraespinhal ou na cabeça;
  5. Túnel de carpo;
  6. Dores na cervical e na lombar;
  7. Epicondilite;
  8. Formação de hérnia de disco;
  9. Escoliose;
  10. Mal estar;
  11. Problemas respiratórios;
  12. Aumento de gordura localizada;
  13. Graves lesões na coluna.

Ressaltamos que o pilates também serve para prevenir lesões. Para alcançar melhores resultados, é importante que o paciente pratique exercícios físicos aeróbicos, como corrida e natação.

Benefícios oferecidos pelo Pilates

Agora, confira quais são benefícios do pilates:

  • Melhora na postura corporal: a pessoa passa a ter consciência corporal e foco nos músculos do corpo, de modo a respeitar as curvas naturais da coluna, melhorando a postura e reduzindo dores nas costas;
  • Aumento do tônus muscular: contração, flexibilidade e força faz com que as fibras musculares sejam rompidas e reconstruídas;
  • Maior mobilidade das articulações: assim como o corpo de forma geral, as articulações também são estimuladas, o que, consequentemente, deixa o corpo mais móvel e melhora os movimentos do dia a dia;
  • Evolução da marcha e da corrida: por ter os movimentos globais estimulados, os movimentos comuns acabam se tornando mais simples;
  • Alívio para tensões: o foco na respiração e na concentração ajuda a reduzir o estresse. Fora isso, o ambiente tranquilo onde é feito também facilita;
  • Melhora na respiração: a respiração adequada facilita a execução dos movimentos da técnica, fazendo a pessoa aprender a respirar melhor, o que reduz o cansaço durante atividades físicas;
  • Maior desenvolvimento da flexibilidade: para essa vantagem, estão principalmente os exercícios que têm como foco o alongamento do corpo;
  • Mais prazer em relações sexuais: por fim, é possível ter um benefício indireto no prazer durante o sexo, já que a técnica trabalha a musculatura do assoalho pélvico.

Benefícios para dentistas

Por fim, quando falamos sobre as vantagens da prática de alongamento para dentistas, é impossível não falar das melhoras da postura, da mobilidade articular e da flexibilidade. Afinal, o pilates aumenta a mobilidade da escápula, o alongamento e o fortalecimento do corpo.

Isso evita queixas tradicionais da profissão, que são:

  • Dores nas costas, tensionais e na nuca;
  • Tendinite;
  • Lesão no manguito rotador;
  • Hérnias de disco.

Portanto, podemos ver que o pilates previne diversos problemas. Pratique-o e sinta como sua rotina pode ser beneficiada.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.