Dor na coluna pode significar algum problema odontológico?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dores musculares podem surgir por diversos motivos, assim como a dor na coluna

A dor muscular é algo muito comum e pode ter as mais diversas causas. Ter dor na coluna faz parte desse quadro que todos costumam ter uma vez na vida.

Existe sim uma relação da dor na coluna com a odontologia. Dessa forma, é importante que o cirurgião-dentista entenda essa relação, saiba identificar e tratá-la.

Dor na coluna nada mais é que do que uma possível lesão ou incômodo leve no músculo causada por uma distensão, esforço exagerado e outras situações.

Caso seja identificado rapidamente, pode ser tratada de forma simples e sem maiores complicações ao paciente.

Dentistas com Dor na Coluna

Os profissionais que trabalham muito tempo em pé, ou em posições desconfortáveis para as costas, podem desenvolver dores na coluna.

Você deve estar pensando que, como o profissional trabalha sentado, é muito mais difícil de ter dores nas costas. Porém, é bem ao contrário.

Dependendo da posição e do quanto a pessoa contrai os músculos ou fica curvado, as estruturas articulares ficam todas expostas a maiores riscos de lesões.

Quando se está sentado, a carga e força que é colocada na coluna é sempre maior do que quando em pé, você sabia? Além disso, em boa parte do tempo estão com os braços elevados e sem apoio, o que contribui.

São vários os procedimentos que causam uma dor na coluna em cirurgiões-dentistas. Dessa forma, é necessário que o profissional esteja com a saúde física em dia.

Dor nas Costas e a Odontologia

Como você já leu no último item, os cirurgiões-dentistas são muito afetados pelas dores nas costas. Mas será que pode haver então uma relação dos dentes com dores nas costas?

A resposta é sim! Dentes tortos, por exemplo, interferem diretamente no posicionamento e inclinação da cabeça, por mais que seja sutil e o paciente não perceba.

Dessa forma, ao inclinar-se, um peso maior pode ser colocado em certa região do corpo, comprometendo por exemplo, a região da coluna ao forçar esse desequilíbrio.

Uma outra curiosidade é que dor de dente pode dar dor nas costas também. Isso se deve ao fato de que, essa dor no dente, pode estar sendo causada por um pressão na mandíbula, por exemplo.

Pressão que, provavelmente, é colocada na região lombar, como em casos de bruxismo, em que o paciente realiza tal ação involuntariamente.

Combatendo a Dor na Coluna

A dor está te incomodando e você está buscando por um alívio mais rápido? Então preste atenção pois nessas dicas que preparamos para você, é possível encontrar algumas opções:

Compressas com Água Quente

Fazer compressas com bolsas de gel ou ainda de água quente é fácil. Ambos os materiais podem ser comprados em farmácias ou até mesmo preparados em caso.

O que ocorre quando isso é feito então é que, uma compressa morna, consegue:

  • Aumentar o fluxo sanguíneo no local dolorido
  • Relaxar as estruturas musculares da área
  • Promove uma certa analgesia

Porém, é importante lembrar que essas bolsas devem estar sempre mornas e nunca quente/fervendo, evitando assim possíveis queimaduras na pele.

Remédios Leves

Buscar por pomadas analgésicas locais pode ser uma boa opção útil para aliviar os primeiros sintomas da dor. Se não tiver ido ao médio, peça ajuda a um farmacêutico explicando a situação.

Existem também alguns medicamentos analgésicos e os anti-inflamatórios que são muito indicados caso a dor seja intensa, prejudicando atividades do dia a dia.

Impedir que a pessoa consiga realizar seu trabalho, ou tenha sua qualidade de vida diminuída, não é algo bacana. Os medicamentos servem principalmente para esses caso.

Porém, cuidado, lembre-se que a automedicação é perigosa. Procure sempre o auxilio de um profissional, como o ortopedista no caso, para que outros problemas não venham a aparecer.

Busque um Especialista

Os fisioterapeutas têm um papel muito importante nesse caso. Massagens terapêuticas e exercícios focados são ótimos para um alívio da dor.

As indicações de tempo e quantas sessões deverão ser feitas são indicadas somente pelo especialista após um avaliação e costumam variar de caso para caso.

Cuide dos Músculos do seu Corpo

Se alongue! Os exercícios físicos, como já citamos anteriormente, são essenciais para que seus músculos estejam acostumados com movimentações bruscas ou não.

Mantê-los sempre alongados e em movimento é uma das medidas preventivas mais eficientes para essa doença ocupacional.

A Acupuntura é uma Boa Opção

Fazer sessões de acupuntura pode trazer ótimos resultados e aliviar muito essa dor nas costas. Porém, ela não deve ser feita de uma maneira exclusiva.

O tratamento deve ser mantido somente enquanto os sintomas estiverem então incomodando o paciente, porém, siga sempre as recomendações do terapeuta.

Quando Devo Procurar um Médico?

Apesar de tudo o que já citamos até aqui neste artigo, não podemos deixar de explicar que, essas dores na coluna podem ter um risco ocupacional e serem de um motivo mais sério.

Dessa forma, existem alguns casos em que o mais indicado mesmo é ir ao médico, como quando as dores no final da coluna são intensas, constantes, não passam mesmo em repouso e surgem outros sintomas, como por exemplo:

  1. Dor na perna ou no glúteo;
  2. Sensação de dormência ou formigamento nas costas, pernas ou glúteos;
  3. Dificuldade para realizar movimentos, como andar, abaixar ou levantar;
  4. Falta de ar.

Somente um profissional poderá identificar o que de fato está acontecendo e indicar o tratamento mais indicado para seu caso.

Aos menores sinais e sintomas, procure seu médico e não deixe de dizer a ele informações importantes sobre quando começou e o que está sendo sentido até o momento.

Nos casos mais complicados ou que já estão em um nível avançado, a cirurgia pode ser o que o médico irá então recomendar.

Por isso a ida ao médico é tão importante.

Além é claro do fato de que, os exames irão então ser feitos, sem maiores erros, iniciando assim o tratamento o mais rápido possível e impedindo que uma simples dor na coluna venha a se tornar algo muito mais grave.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!