Postura inadequada do dentista e o que isso pode causar

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A postura inadequada durante a jornada de trabalho pode lesionar as costas do dentista

Para poder realizar um bom atendimento ao paciente durante uma consulta, é necessário que o dentista tome alguns cuidados específicos. Dentre eles, a postura inadequada, que deve ser evitada.

Isso acontece porque a postura inadequada pode causar uma série de problemas para o profissional.

Manter a postura inadequada é uma das maiores causas para dores nas costas e na coluna, já que normalmente são posições desconfortáveis que forçam as costas.

Então, é importante que seja tomado um cuidado especial com a postura do dentista. Afinal, distúrbios e disfunções desse tipo podem fazer o dentista ter que ser afastado profissionalmente.

Quais problemas a postura inadequada do dentista pode causar?

Para começar, o primeiro ponto a entender é que a má postura pode causar algum tipo de desconforto para a pessoa porque a coluna é forçada mais que o normal.

Confira na lista a seguir quais as consequências da postura inadequada no trabalho:

  • DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho);
  • LER (lesões por esforço repetitivo);
  • Túnel de carpo;
  • Longa do bíceps;
  • Tendinite do músculo supraespinhal;
  • Tendinite da cabeça;
  • Epicondilite;
  • Dores na cervical e na lombar;
  • Lesões graves na coluna;
  • Hérnia de disco;
  • Escoliose;
  • Aumento de gordura localizada;
  • Mal estar;
  • Problemas respiratórios.

Todos estes quadros possuem um fator em comum: a dor que o profissional sente na região das costas.

É possível também que a má postura motive problemas na saúde bucal, podendo gerar um quadro de apinhamento dentário, quando os dentes ficam tortos. Consequentemente, interfere na oclusão dentária e até na articulação temporomandibular.

Por isso, é recomendado que sejam tomados os devidos cuidados com a coluna, principalmente mantendo a postura corporal ereta.

Como melhorar a postura?

Para melhorar a postura, o profissional deve levar em conta a ergonomia odontológica, que é responsável por entender a relação dos dentistas com seus locais de trabalho.

A intenção é aperfeiçoar as condições de trabalho para diminuir os estresses mental e físico dos profissionais.

Para corrigir a má postura, é preciso posicionar a cabeça da maneira correta e fortalecer os músculos das costas e da região abdominal. Se os músculos abdominais e eretores da coluna estiverem fracos, existe maior probabilidade dos ombros ficarem caídos e voltados para a frente.

O timo mais comum de má postura é a hipercifose, que dá aquele aspecto de corcunda.

Como corrigir a situação? Veja:

  • Pratique exercícios com frequência para manter os músculos fortalecidos;
  • Tenha consciência do corpo, reconhecendo e identificando sua postura;
  • Sente sobre o cóccix, mantendo as costas apoiadas na cadeira e os pés no chão, evitando cruzar as pernas.

Pessoas que passam mais do que cinco horas sentadas por dia devem tomar cuidado redobrado.

É indicado que sejam feitos exercícios de alongamento diariamente para manter a elasticidade dos músculos, como o pilates.

Passo a passo para realizar os exercícios

Fizemos um passo a passo de como fazer exercícios e alongamentos para dentistas. Eles podem ser feitos em casa e tem como finalidade aliviar dor nas costas e evitar problemas na coluna. Confira:

3 alongamentos para corrigir a postura

Existem três formas de alongar que ajudam no alinhamento da postura:

  1. Extensão da caixa torácica com blocos de espuma;
  2. Abertura de peito com cabo de vassoura;
  3. Alongamento rente a uma parede.

O recomendado é separar 15 minutos do dia para fazer o alongamento, permanecendo em cada posição por cerca de 5 minutos.

O primeiro alongamento auxilia na expansão da caixa torácica por meio da abertura do peito. Não é preciso usar apenas blocos de espuma. Você pode utilizar livros empilhados, mantendo uma espessura próxima de 12 cm.

São necessários quatro blocos, um para ficar posicionado sob a escápula, na parte de cima das costas, outro na cabeça, para que o pescoço não fique suspenso no ar, e um embaixo de cada perna.

Esse alongamento não melhora apenas a postura física, mas também a respiração.

O segundo serve para forçar os ombros para trás, abrindo o peito. Para fazê-lo, encaixe as pontas de um bastão ou de um cabo de vassoura entre os dois braços e as costas e mantenha a posição.

O último, por sua vez, é um dos mais importantes para pessoas que possuem os ombros caídos para frente. Fique de costas para a parede, apoiando nela por completo, e gire os ombros para trás, deixando a postura reta.

5 alongamentos para corrigir a postura

Existem cinco tipos de exercícios. Todos podem ser feitos em casa, assim como os alongamentos.

No primeiro, você deve deitar de barriga para baixo e deixar os braços juntos ao corpo. Eleve os braços e a cabeça e contraia as costas. Repita o procedimento devagar.

Para o segundo exercício, a pessoa ainda deve estar de barriga para baixo e com as mãos posicionadas na direção da cabeça. Depois, o tronco precisa ser levantado do chão, mantendo os braços esticados e olhando para frente, com o pescoço paralelo ao chão e os ombros longe da cabeça.

O terceiro exercício usa a mesma posição do segundo. Feito isso, as mãos ficam no mesmo lugar e a pessoa senta sobre os calcanhares, deixando as costas esticadas. É preciso empurrar os braços contra o chão e manter as costas alongadas no máximo. Fique na posição por um minuto.

Para o quarto, as mãos e os pés devem ser mantidos em posição, mas as pernas devem ser esticadas o máximo possível, formando a posição de pirâmide.

O aconselhado aqui é forçar os músculos das costas para manter uma boa postura, mas lembre-se de não deixar os calcanhares no chão. A posição deve ser feita por um minuto também.

O quinto e último exercício funciona de barriga para cima, posicionando os braços para baixo e elevando o tronco com o calcanhar no chão. Fique assim por sessenta segundos.

Agora que você sabe sobre as consequências da postura inadequada e as melhoras dicas para evitar que isso aconteça, que tal prestar mais atenção na posição de trabalho para evitar eventuais dores?

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

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