Páscoa pode ser usada para conscientizar sobre a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apesar de ser uma época festiva, o chocolate, bastante tradicional no período, pode ser prejudicial para a saúde bucal

Ao falar sobre a Páscoa, o primeiro pensamento de muitas pessoas é sobre os chocolates e guloseimas que são consumidas durante essa época. Porém, muitas pessoas acabam deixando de lado a saúde bucal.

Assim, este artigo tem como finalidade alertar a necessidade dos cuidados bucais durante a Páscoa.

A Páscoa é uma celebração cristã que faz homenagem à ressurreição de Jesus Cristo, normalmente entre os dias 22 de março e 25 de abril. A época é muito tradicional pelos ovos de chocolate.

É de grande importância cuidar da saúde bucal de maneira minuciosa durante o ano inteiro, justamente para evitar a formação e o desenvolvimento de doenças ou de problemas na cavidade bucal.

Vamos explicar também como os dentistas podem utilizar a data para informar sobre a importância da higiene bucal e como o açúcar pode afetar os dentes.

O dentista consegue utilizar a Páscoa para conscientizar os clientes?

A primeira dúvida que os profissionais ficam é: como fazer uso dessa data para promover o consultório?

Afinal, não é somente a qualidade técnica dos procedimentos que servem para fazer a clínica crescer, atrair e fidelizar pacientes também ajuda. Para isso, é importante aplicar técnicas de gestão e de marketing.

Então, durante a Páscoa, você pode fazer o que é conhecido por marketing sazonal para conscientizar os pacientes sobre as necessidades de cuidar da saúde bucal.

Isso nada mais é do que aproveitar datas ou períodos específicos para fornecer produtos e serviços mais procurados pelas pessoas nessas ocasiões.

Mas é preciso se atentar: os conselhos de odontologia não autorizam materiais publicitários com promoções ou preços de procedimentos odontológicos. A alternativa é oferecer a comunicação com conteúdos relevantes.

Dessa forma, é possível realizar uma campanha de comunicação através de:

  • Mensagens de SMS;
  • Envio de e-mails;
  • Materiais impressos;
  • Conteúdo nas redes sociais.

Para todas essas opções, é necessário que exista uma organização dos dados dos pacientes, que pode ser feito através de um software odontológico.

Para ser mais eficaz, é aconselhado ter um calendário para programar as datas comemorativas ao longo do ano.

Isso faz grande diferença para seus pacientes, já que podem optar pelo seu consultório na hora de realizar uma consulta.

Por que é preciso fazer uma boa higiene bucal nessa época?

Manter uma boa saúde bucal é algo importante para todas as épocas do ano, e não só durante a Páscoa. Os cuidados com o dentes, as gengivas e a boca previnem diversos problemas, como o mau hálito, a gengivite, o tártaro e a cárie dentária.

Esses problemas são causados pela proliferação de bactérias na boca, que, por sua vez, gostam de se alimentar do açúcar do chocolate, aumentando sua reprodução. Isso pode ser evitado com a higiene da boca.

Como deve ser feita a higiene bucal na Páscoa?

Agora que você sabe que a higienização bucal é fundamental, vamos explicar como realizá-la. Confira a lista com o passo a passo:

  1. Tudo começa escolhendo a escova de dentes correta, com cerdas macias ou ultramacias, e trocando de equipamento a cada dois ou três meses;
  2. Opte pelo uso de uma pasta de dente com flúor para fortalecer os dentes e diminuir a formação de cárie dentária;
  3. Para escovar os dentes, posicione a escova com um ângulo de 45º em relação à arcada e faça movimentos circulares em cada uma das faces dos dentes;
  4. Não se esqueça de limpar a língua para retirar o acúmulo de restos de alimentos. Use o limpador de língua e faça movimentos como se estivesse varrendo-a;
  5. Passe o enxaguante bucal conforme as orientações do seu dentista;
  6. Utilize o fio dental ao menos uma vez por dia;
  7. Por fim, não se esqueça de visitar regularmente o dentista para realizar um check up e analisar se está tudo correto.

Pontuamos que os dentes devem ser escovados depois de cada refeição, ao acordar e antes de dormir.

O chocolate traz malefícios para a saúde bucal?

Por fim, é interessante comentar sobre os riscos que o chocolate oferece para a saúde bucal, pois é rico em açúcar, o principal causador da cárie dentária. Bastam apenas quinze minutos após a ingestão do alimento para que a placa bacteriana comece a agir.

Por outro lado, engana-se quem pensa que o consumo de chocolate traz apenas perigos para a saúde bucal.

Um estudo apontou que o cacau possui agentes anticariogênicos em sua formação, fazendo com que sua ingestão possa ajudar a evitar que este problema se desenvolva.

Portanto, deve-se optar pelos chocolates que contêm maior concentração de cacau, principalmente as versões amargas, com cerca de 60%.

Além disso, uma outra vantagem é que esse tipo de chocolate possui menos açúcar, sendo mais saudável. Porém, não se esqueça que o consumo deve ser moderado.

É aconselhado definir um horário para o ingerir os chocolates, preferindo-os como sobremesa para que a limpeza dos dentes seja feita de uma só vez.

Vimos que é possível aproveitar o período da Páscoa sem colocar em risco a saúde bucal. Por isso, não se esqueça de manter sempre a higiene em dia e consultar o dentista rotineiramente!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!