Overdenture recupera estética e funcionalidade do sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre esse tipo de prótese dentária

Perder um ou mais dentes pode acarretar problemas estéticos, mas também funcionais. Por isso, passar por essa situação não é agradável. Para combater este problema, existe o tratamento com a prótese overdenture.

Criada em meados da década de 90, a prótese overdenture já circula há algum tempo no mercado. Apesar disso, ela ainda é bastante atual e muito recomendada por inúmeros profissionais.

Overdenture é uma prótese total, ou seja, para pacientes que perderam todos os dentes. Ela é removível e, geralmente, fixada em 2 ou 4 pinos de titânio na maxila superior ou na mandíbula inferior.

Alguns especialistas apontam que este tipo de prótese dentária pode ser comparada às tradicionais dentaduras.

Entretanto, ela é fixada por barras e clipes, dando maior estabilidade, segurança e conforto ao paciente. Assim, é chamada por muitos de sobredentadura.

Como a overdenture é confeccionada e instalada?

Geralmente, esse tipo de prótese é feita em acrílico e os dentes podem ser confeccionados em porcelana ou em outro material semelhante aos dentes naturais.

Com isso, podemos dizer que a principal diferença em relação à dentadura tradicional é justamente a presença dos clipes, que ajudam a encaixar e a sustentar melhor a prótese.

O primeiro passo é a instalação dos pinos de titânio que irão substituir a raiz dentária. Este processo é feito sob anestesia local para evitar qualquer dor ou desconforto no paciente.

Em seguida, o cirurgião dentista poderá fixar a prótese, proporcionando todos os benefícios já citados.

Para que tudo ocorra tranquilamente, no pós-operatório é necessário seguir todas as recomendações do dentista, evitando assim eventuais problemas.

Principais indicações para o uso da overdenture

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a escolha pela utilização da overdenture deve ser realizada unicamente pelo seu dentista de confiança.

Ele deverá se basear nas suas características pessoais e também nas condições apresentadas pelas suas estruturas ósseas, quantidade de dentes faltantes, idade, entre outros fatores.

Entretanto, é possível dizer que geralmente as próteses overdenture são indicadas em casos de:

  • Pacientes que possuam pouca estrutura óssea;
  • Pacientes que tenham dificuldade em higienizar próteses fixas;
  • Pacientes com idade mais avançada, artrite e outras disfunções que dificultem o manuseio de próteses fixas.

Assim, para definir se o seu paciente realmente necessita desse tipo de prótese, o dentista pode requisitar alguns exames, como:

  • Radiografias;
  • Tomografias;
  • Estudo de modelo de gesso, averiguando a espessura do osso que receberá os implantes e outras características essenciais da boca do paciente.

Características da prótese overdenture

Algumas características desse tipo de prótese são:

  • Custo menor que as demais opções;
  • Menor número de implantes;
  • Oferece melhor suporte aos tecidos moles (lábios e bochechas), favorecendo a estética, principalmente nos casos de pacientes que sofrem com perdas de dentes há muitos anos ou perderam por condições severas, como infecções, que levaram a grandes perdas ósseas;
  • A higienização do overdenture é extremamente simples, já que a prótese pode ser removida.

A overdenture precisa ser substituída após um determinado período de uso. Isso depende bastante de como é realizada a higienização e manutenção do dispositivo. Quando realizados de maneira adequada, a vida útil da prótese pode aumentar consideravelmente.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.