Osteomielite nos ossos pode estar relacionada à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Infecção nos ossos pode começar na boca

Existem diversos casos de doenças que podem nascer a partir de problemas bucais. A osteomielite é uma delas.

Em alguns casos, a osteomielite pode atingir o maxilar ou outros ossos da face, provocando dores.

Osteomielite é uma doença infecciosa que afeta os ossos, os deixando fragilizados.

Causas da osteomielite

A doença é causada pela ação de bactérias, fungos ou vírus. Desse modo, essas bactérias podem estar em contato direto com o osso ou entrar no corpo através da corrente sanguínea.

Nos casos de contatos direto com o osso, a infecção nos ossos pode estar relacionada com um corte profundo, uma fratura óssea ou um implante de prótese mal adaptado e colocado de maneira inadequada, por exemplo.

Já nos casos de contaminação por corrente sanguínea, o desenvolvimento dessa infecção óssea pode estar diretamente relacionada com o desenvolvimento de um abscesso dentário.

Um abscesso dentário consiste no acúmulo de pus no dente ou na gengiva. Por isso, acarreta na formação de uma bolsa esbranquiçada na região afetada.

Em geral, seu surgimento está atrelado ao surgimento de alguma infecção bacteriana que não foi tratada a tempo.

Entre os principais sintomas de um abscesso nos dentes, podem ser citadas as fortes dores de dente, a sensibilidade, o mau hálito, além de inchaço e vermelhidão na gengiva

A entrada dos micro-organismos que geram essa infecção pode ser ocasionada por alguma ferida na gengiva, a quebra de um dente ou até mesmo uma inflamação causada, por exemplo, por uma casquinha de pipoca presa na gengiva.

Osteomielite nos ossos faciais

Entre os ossos da face, a mandíbula é a que mais corre o risco de ser afetada pela infecção. Portanto, a infecção no maxilar também pode ser responsável por dores intensas na região.

Sintomas da osteomielite

Entre os sintomas que a osteomielite pode provocar na região afetada, podemos citar:

  • Dor óssea, que pode se desenvolver para uma dor crônica;
  • Inchaços;
  • Vermelhidão;
  • Dificuldade de movimentação.

Quando falamos da saúde do corpo em geral, a infecção provoca:

  • Febre e calafrios;
  • Náuseas ou vômitos;

Osteomielite e saúde bucal

É importante ressaltar que as bactérias causadoras da infecção nos ossos podem entrar no corpo por via oral. Desse modo, manter uma boa higiene bucal é essencial para evitar a inflamação.

Além disso, a má higiene bucal também é responsável pelo desenvolvimento de um abscesso nos dentes. Assim, algumas boas dicas são:

  • Escovar os dentes ao menos três vezes por dia, incluindo os momentos após as refeições e antes de dormir;
  • Optar por escovas macias e movimentos leves e circulares;
  • Utilizar um creme dental adequado;
  • Complementar a escovação com o uso de fio dental. Essa ferramenta é um bom auxiliar para remover bactérias e restos de alimentos acumulados entre os dentes e que não saíram durante o processo de escovação.
  • Ainda, utilizar o enxaguante bucal indicado pelo médico dentista. O produto atua no controle químico da placa bacteriana;
  • Visitar o dentista periodicamente. Desse modo, o profissional poderá realizar exames e conferir a qualidade da saúde bucal do paciente.

Tratamentos para a osteomielite

A osteomielite é curável e seu tratamento consiste no uso de antibióticos ou, em casos mais graves, com a realização de procedimentos cirúrgicos.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.