Osteomielite supurativa crônica compromete ossos e dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Patologia oral provoca secreção purulenta

A falta de higiene bucal permite o desenvolvimento de uma grande diversidade de patologias que causam dor e prejudicam nossos ossos e dentes. O desenvolvimento de uma osteomielite supurativa crônica é um exemplo.

A osteomielite supurativa crônica é consequência da ação de bactérias em nossa boca!

Osteomielite supurativa crônica é uma patologia bucal que tem seu desenvolvimento no complexo maxilomandibular. Ela é considerada um desenvolvimento da osteomielite supurativa aguda.

O que é osteomielite?

A osteomielite é resultado de um processo infeccioso e inflamatório. Isso significa que ela está relacionada à ação de bactérias e microrganismos nocivos.

Por isso, é comum que tenha início em dentes comprometidos pelo processo de necrose pulpar, dentes que não irromperam adequadamente ou alvéolos dentários abertos.

Além disso, mesmo que de forma mais rara, o desenvolvimento dessa infecção óssea pode advir dos efeitos da radiação no corpo de um paciente, devido a uma radioterapia.

A presença de doenças sistêmicas no organismo também pode estar associada.

São alguns os tipos de osteomielite que atingem o complexo maxilomandibular: osteomielite esclerosante, a osteomielite supurativa aguda e a osteomielite supurativa crônica.

osteomielite supurativa crônica de mandíbula é considerada um desenvolvimento de sua forma aguda.

Características da osteomielite supurativa aguda

A principal característica da forma aguda da osteomielite supurativa é a presença de fortes dores e incômodos.

Desse modo, outros possíveis sintomas são a febre, o aumento da sensibilidade e o desenvolvimento de tumefação no dente originário.

Em casos mais graves, ocorre a parestesia do lábio inferior. Ainda, como o próprio nome diz, ocorre a formação de pus contido em bolsas periodontais.

Em geral, durante duas semanas, a patologia não causa alterações ósseas. Após esse período, pode ser reconhecida em radiografias como a visualização de radioluscências irregulares.

Além disso, esse desenvolvimento é mais comum no osso mandibular do que no maxilar.

Características da osteomielite supurativa crônica

Quando um caso de osteomielite supurativa aguda não recebe tratamento adequado e efetivo, posteriormente ele evolui para sua forma crônica.

Dessa vez, a dor tende a ser mais branca. Contudo, a maioria dos sintomas, como o desenvolvimento de tumefação, tende a se repetir.

Como o osso mandibular se encontra fragilizado, um dos riscos desse tipo de osteomielite é a perda dos elementos da arcada dentária.

Ainda, a formação de secreção purulenta permanece, além do risco de formação de microabscessos. Nos casos de lesão crônica, os tecidos conjuntivos também são atingidos, além dos tecidos ósseos.

Os tecidos conjuntivos são ricos em nutrientes. Por isso, a perda desses nutrientes pode agravar ainda mais o processo de necrose da mandíbula.

Diagnóstico da osteomielite supurativa

Por meio da realização de exames radiográficos, é possível identificar áreas difusas de radioluscência. Isso significa que a lesão não conta com limites muito bem definidos.

Além disso, são reconhecidas áreas de sequestro ósseo. Um sequestro ósseo correndo a partes do osso afetado que já perdeu sua vitalidade.

Tratamento da osteomielite supurativa crônica

O tratamento desse tipo de lesão consiste na remoção cirúrgica dos sequestros ósseos e antibioticoterapia.

Outro fator importante para a recuperação da osteomielite supurativa crônica é a resolução de sua causa. Ou seja, eliminação do processo infeccioso na cavidade oral.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.